Psicologia e educação matemática

Autores/as

  • Jorge Tarcísio da Rocha Falcão

Palabras clave:

Educação

Resumen

Este texto enfatiza as contribuições da psicologia ao esforço interdisciplinar requerido pela pesquisa em Educação Matemática,, as quais fizeram emergir o ramo da psicologia da educação matemática. Chamando a atenção para a construção do lugar desse ramo a partir da consideração da natureza específica dos conceitos matemáticos e da relevância da afetividade na explicação das competências matemáticas, dentro e fora do ambiente escolar, o artigo sintetiza criticamente as principais teorias psicológicas que se referem à aprendizagem e ao desenvolvimento. Especificamente e relação à educação matemática, a teoria dos campos conceituais de Gerard Vergnaud é apresentada e destacada como uma importante contribuição da psicologia.

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Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Falcão, J. T. da R. (2023). Psicologia e educação matemática. Educação Em Revista, 18(36). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44979

Número

Sección

Dossiê: pesquisa em educação matemática no Brasil

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