Letramento escolar: Reflexões sobre a produção escrita de adolescentes

Authors

  • Valéria Barbosa Resende Universidade Federal de Minas Gerais
  • Francisca Pereira Maciel Universidade Federal de Minas Gerais

Keywords:

educação, currículo

Abstract

O presente texto apresenta uma pesquisa, desenvolvida em 2007, em uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte, envolvendo 42 adolescentes, com idades entre 12 e17 anos, com trajetórias marcadas pelo fracasso escolar. A partir da observação participante, foram organizados e analisados eventos de letramento. Apresentaremos aqui a análise de dois gêneros textuais produzidos pelos adolescentes: anúncio e bilhete, tomando-se como perspectiva teórica a linguagem em sua natureza social e dialógica, produzida enquanto ação humana (BAKHTIN, 2003). A partir das análises constatou-se que os alunos liam e produziam textos na sala de aula, mediados pelas ações da professora que colocava à disposição dos alunos diversos gêneros textuais, como também incentivava a leitura coletiva dos textos produzidos por eles. Observou-se também a participação dos adolescentes na redefinição das funções da escrita.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Valéria Barbosa Resende, Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino

Área: Educação e Linguagem

Graduação em Pedagogia

Published

2023-05-30

How to Cite

Resende, V. B., & Maciel, F. P. (2023). Letramento escolar: Reflexões sobre a produção escrita de adolescentes. Educação Em Revista, 31(4). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21213

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.