Letramento escolar: Reflexões sobre a produção escrita de adolescentes

Autores

  • Valéria Barbosa Resende Universidade Federal de Minas Gerais
  • Francisca Pereira Maciel Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

educação, currículo

Resumo

O presente texto apresenta uma pesquisa, desenvolvida em 2007, em uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte, envolvendo 42 adolescentes, com idades entre 12 e17 anos, com trajetórias marcadas pelo fracasso escolar. A partir da observação participante, foram organizados e analisados eventos de letramento. Apresentaremos aqui a análise de dois gêneros textuais produzidos pelos adolescentes: anúncio e bilhete, tomando-se como perspectiva teórica a linguagem em sua natureza social e dialógica, produzida enquanto ação humana (BAKHTIN, 2003). A partir das análises constatou-se que os alunos liam e produziam textos na sala de aula, mediados pelas ações da professora que colocava à disposição dos alunos diversos gêneros textuais, como também incentivava a leitura coletiva dos textos produzidos por eles. Observou-se também a participação dos adolescentes na redefinição das funções da escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Barbosa Resende, Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino

Área: Educação e Linguagem

Graduação em Pedagogia

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Resende, V. B., & Maciel, F. P. (2023). Letramento escolar: Reflexões sobre a produção escrita de adolescentes. Educação Em Revista, 31(4). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21213

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.