Sobre obscenas possibilidades de desencaminhar nossos corpos de hipo mulheres em cenários educacionais
Keywords:
Corpo, Relações de Gênero, Educação, CurrículoAbstract
O artigo objetiva problematizar cenários ‘pedagógicos’ observados em nossas inserções como pesquisadoras e formadoras de profissionais da educação, buscando suscitar reflexões em torno de corpos, gêneros, subjetividades. Ensaiamos uma escrita que compõe obscenas possibilidades ao que tomamos aqui como hipo mulheres: corpos generificados produzidos pelas decentes e boas pedagogias, corpos vestidos e educados por muitos ensinamentos, corpos em conformidade a um ser de determinado gênero. Questionamos, sobretudo, a fixidez de tais cenários, desmontando-os e recompondo neles outros corpos em desaprendizagens. Entendermos que as aprendizagens de gênero ocorrem incessantemente nos currículos, mostrando-nos como homens e mulheres devem ser e se relacionar consigo e com os outros, operamos em favor da obscenidade, do que é deixado fora de cena, nos espaços educacionais, dos corpos hiper. Argumentamos, portanto, que é preciso desaprender, problematizar e desconstruir os ensinamentos hipo para experimentarmos tantas outras subjetividades hiper mulheres.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Educação em Revista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.