Sobre obscenas possibilidades de desencaminhar nossos corpos de hipo mulheres em cenários educacionais
Palabras clave:
Corpo, Relações de Gênero, Educação, CurrículoResumen
O artigo objetiva problematizar cenários ‘pedagógicos’ observados em nossas inserções como pesquisadoras e formadoras de profissionais da educação, buscando suscitar reflexões em torno de corpos, gêneros, subjetividades. Ensaiamos uma escrita que compõe obscenas possibilidades ao que tomamos aqui como hipo mulheres: corpos generificados produzidos pelas decentes e boas pedagogias, corpos vestidos e educados por muitos ensinamentos, corpos em conformidade a um ser de determinado gênero. Questionamos, sobretudo, a fixidez de tais cenários, desmontando-os e recompondo neles outros corpos em desaprendizagens. Entendermos que as aprendizagens de gênero ocorrem incessantemente nos currículos, mostrando-nos como homens e mulheres devem ser e se relacionar consigo e com os outros, operamos em favor da obscenidade, do que é deixado fora de cena, nos espaços educacionais, dos corpos hiper. Argumentamos, portanto, que é preciso desaprender, problematizar e desconstruir os ensinamentos hipo para experimentarmos tantas outras subjetividades hiper mulheres.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Educação em Revista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.