Professores e alunos no facebook: a colaboração como forma de potencializar a agência
Keywords:
Grupos online, agência colaborativa, expansão, teoria da atividade, colaboraçãoAbstract
Este estudo tem como objetivo descrever como professores e alunos se tornam agentes colaborativos utilizando grupos online no Facebook. Para compreendermos como tal processo ocorre, este artigo segue os princípios da Teoria da Atividade Sócio Histórico Cultural (TASCH) (Leontiev, 1978; Vygotsky, 1987; Engeström, 2015) e está metodologicamente baseado na Pesquisa Crítica de Colaboração (Magalhães, 1998). Os dados utilizados foram coletados do feed de notícias de seis grupos no Facebook, sendo um grupo de professores e cinco grupos de professor-alunos, e de questionários, que foram respondidos pelos professores e alunos em momentos distintos. Os dados foram analisados seguindo-se os preceitos do interacionismo sócio discursivo (Bronckart, 1999) e da análise de conversação (Kerbrat-Orecchioni, 2006). Os resultados das análises sugerem que os participantes apresentam uma evolução em relação à agência, e que devido ao caráter colaborativo da pesquisa, foi possível expandir as atividades além dos objetivos iniciais da pesquisa.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Educação em Revista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.