Aprendizagens profissionais de professores dos primeiros anos participantes num estudo de aula

Autores/as

  • Mónica Baptista Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • João Pedro da Ponte
  • Isabel Velez Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • Estela Costa Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Palabras clave:

Formação de Professores

Resumen

O estudo de aula leva os professores arefletirem, através de um trabalho eminentemente colaborativo, sobre a suaprática profissional. Neste artigo, analisamos as possibilidades formativas dosestudos de aula no que se refere às aprendizagens profissionais dos professoresrelativas à prática letiva, comenfoque na seleção de tarefas e na análise do raciocínio dos alunos, bem como àsua visão da colaboração e reflexão profissional. Para isso, seguiu-se umametodologia qualitativa e interpretativa, tendo por base a observaçãoparticipante. O estudo de aula que apresentamos decorreu num Agrupamentode Escolas, situado numa zona rural, e envolveu cinco professoras dos primeirosanos e uma equipa do Instituto de Educação. Os resultados reforçam a ideia queos estudos de aula podem proporcionar aos professores um olhar mais atentosobre a natureza das tarefas a propor em sala de aula e levá-los a valorizarmais os processos de raciocínio dos seus alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mónica Baptista, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

João Pedro da Ponte

Isabel Velez, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Estela Costa, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Baptista, M., Ponte, J. P. da, Velez, I., & Costa, E. (2023). Aprendizagens profissionais de professores dos primeiros anos participantes num estudo de aula. Educação Em Revista, 30(4). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21160

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.