Educação a Distância no Brasil: políticas públicas e democratização do acesso ao ensino superior

Autores/as

  • Eucidio Pimenta Arruda Universidade Federal de Minas Gerais
  • Durcelina Ereni Pimenta Arruda Universidade Federal de Uberlândia

Palabras clave:

Educação a Distância, Política Educacional, Tecnologia Educacional

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo analisar a ampliação da educação a distância (EaD) nos diferentes contextos das políticas públicas educacionais brasileiras. O artigo promove uma discussão e análise do histórico de políticas públicas de fomento à Educação a Distância (EaD) e suas implicações para a democratização da educação no ensino superior no Brasil. O crescimento exponencial do número de matriculados na EaD justifica a necessidade de se discutir o caráter democrático do acesso, em contraposição a um discurso que prima pelo atendimento quantitativo do Estado quanto à formação da população brasileira em nível superior. Como resultados, as análises realizadas revelaram uma ampliação da oferta de cursos a distância e um movimento de promoção de políticas públicas “emergenciais” em EaD.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eucidio Pimenta Arruda, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), Desenvolvi meu Mestrado (2000-2002) e Doutorado em Educação (2006-2009) pela mesma instituição, Trabalhei na Universidade Estadual de Minas Gerais entre 2002 e 2005, nas áreas de Educação, Tecnologia e Metodologia do Ensino de História. Entre 2002 e 2008 trabalhou na Universidade Fumec. Dentre minhas diversas atividades, fui Diretor de EaD, Coordenador do Projeto Veredas, Coordenador do setor de Especialização e desenvolvi diversos projetos de pesquisa e extensão. Trabalhou na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) entre julho de 2008 e agosto de 2012, como professor permanente do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGED/FACED/UFU), professor nos cursos de Pedagogia e Comunicação. Atuou ainda como coordenador do curso de Pedagogia a Distância FACED/UAB/UFU e como responsável pela área de Tecnologia do Centro de Educação a Distância da UFU e atuei como avaliador ad-hoc da CAPES/UAB. Atualmente trabalha na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), na área de Políticas Públicas em Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação. É Coordenador do setor pedagógico do Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG (CAED).

Durcelina Ereni Pimenta Arruda, Universidade Federal de Uberlândia

Pedagoga. Doutoranda em Educação,Mestre em Educação, Especialista em Planejamento Implementação e Gestão em Educação a Distância e Especialista em Docência no ensino superior, Licenciada em Pedagogia, Bacharel em Turismo.Possui experiência em Educação a Distância nas áreas de supervisão de tutoria, Gestão em Educação a Distância, Produção de material didático para curso de formação de tutores e autores na UFU e UFSCar.

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Arruda, E. P., & Pimenta Arruda, D. E. (2023). Educação a Distância no Brasil: políticas públicas e democratização do acesso ao ensino superior. Educação Em Revista, 31(3). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21204

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.