O ensino de Ciências Físicas e a compreensão da realidade: uma experiência metodológica

Autores/as

  • Francisco de Borja de Lópes Prado

Palabras clave:

Ensino, Ciências Físicas

Resumen

 

O objetivo do estudo é apontar caminhos para um ensino de Ciências Físicas articulando com a lógica, os interesses e necessidades práticas das camadas su- balternas, colocando-o como instrumento que auxilie na compreensáo da realidade.

A metodologia adotada envolve o resgate da experiência pedagógica do investigador em três níveis.

  1.   percurso de vinte anos de magistério, destacando ae experiéncias inovadoras em cada momento;
  2.   reflexão e análise da experiência pedagógica do mestrado;

 

  1.     realização da experiência alternativa1° e 2° Graus.

 

O estudo mostrou que:

(i) — há uma profunda contradição entre o objetivo explicitado pela escola e os resultados alcançados por ela;

ii) — o saber gerado na realidade existencial dos alunos é negado (ou ignorado) pela escola;

(iii) - os alunos oriundos das camadas subalternas têm uma lógica para aprender fundada numa visão integrada da sua realidade;

(iv) — para desenvolver um ensino voltado pafa o atendimento dessas classes, é preciso tomar como ponto de partida esse saber gerado pela experiência enistencial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Prado, F. de B. de L. . . (2023). O ensino de Ciências Físicas e a compreensão da realidade: uma experiência metodológica. Educação Em Revista, 4(07). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42374

Número

Sección

Dissertações e teses

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.