Ensino de matemática nas escolas: uma discussão sobre conteúdos e métodos
Palabras clave:
Ensino de matemáticaResumen
Partindo do questionamento de teses correntes este texto procura mostrar, em oposição ás críticas usuaisa, que os males do processo de ensino da Matemática não se disttribuem indiferentemente pelos diversos grupos sociais. A valorização em si das formas abstratas do conhecimento matemático está referenciada em formas de apropriação e uso da Matemática que interessam ás classe dominantes. E os métodos se desenvolvem para cumprir o ensio destes valores. O processo de ensino promove assim simultaniamente a formação de quadros para a produção cientifica e tecnológica e a exclusão e desqualificação das camadas populares. Para estas a apropriação da Matemática passaria por uma radical negação do abstrato como valor em si, referenciado a necessária elaboração do processo de abstração por suas práticas de classe.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.