Possíveis impactos das políticas de avaliação na Educação de Jovens e Adultos: O ENCCEJA (2002) em questão

Autores/as

  • Maria Clarisse Vieira

Palabras clave:

Política Educacional, Educação de Jovens e Adultos

Resumen

Este artigo discute a proposta de avaliação nacionak criada para a área de EJA, denominada Exame Nacional de Certificação de Competências da Educação de Jovens e Adultos (Enceja). Inicialmente, situa as políticas públicas do EJA no interior da reforma de ensino implementada no Brasil, a partir da década de 1990. Analisa os principais documentos  referentes ao Enceja, discutindo os possíveis significados de sua implementação na política educacional brasileira. Com base em autores que transitam no campo da educação e do trabalho , problematiza a centralidade dos procesos de avaliação nacional e os significados da noção de competência subjacentes do Enceja.

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Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Vieira, . M. C. (2023). Possíveis impactos das políticas de avaliação na Educação de Jovens e Adultos: O ENCCEJA (2002) em questão. Educação Em Revista, 22(43). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45317

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