v. 28 n. 3 (2022): Literatura e história: o passado presente nas obras literárias

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Obras literárias que incorporam tempos remotos constituem um gênero próprio, o romance histórico. Este oferece novas possibilidades para imaginar outras épocas e, também, para abstrair a contemporaneidade – pois, ao incorporar um fato do passado, o escritor o atualiza e, dessa forma, produz novos sentidos críticos para um acontecimento situado em um tempo distante, o que pode aprofundar as percepções do seu próprio tempo.

Na literatura brasileira do século XX, destacam-se algumas produções ambientadas em épocas conhecidas por seus autores apenas por meio dos estudos da história. São os casos, por exemplo, de Calabar (1973), de Chico Buarque, assim como dos romances O retrato do rei (1991), de Ana Miranda, Os sinos da agonia (1974), de Autran Dourado, ou A casca da serpente (1989), de José J. Veiga – os quais, no século XXI, tematizaram os primórdios da colonização portuguesa, a Guerra dos Emboabas, a Vila Rica barroca e a guerra de Canudos, respectivamente. Mas o que justifica um autor de literatura ou um realizador de cinema (no caso de filmes e novelas de época) desenvolver narrativas de ficção situadas em outros tempos? O que os faz querer reconstituir uma época diferente daquela em que vive? Conceitos como “nostalgia” ou “trauma” seriam capazes de explicar esse impulso criativo?

Essas perguntas foram propostas pelo dossiê “Literatura e história: o passado presente nas obras literárias”, que agora apresenta análises de obras de literatura em que fatos históricos foram tematizados por escritores brasileiros ou estrangeiros.

Publicado: 2023-11-07
  • Créditos

    1-5
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.3.1-5
  • Apresentação

    6-12
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.3.6-12

Dossiê

Teoria, Crítica Literária, outras Artes e Mídias

  • A construção poética em Vermelho Amargo, de Bartolomeu Campos de Queirós

    Vera Bastazin, Cristiane Corsini Lourenção
    132-146
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.3.132-146
  • O texto dentro do texto metaficção e intertextualidade em Bufo & Spallanzani, de Rubem Fonseca, e Nome Falso, de Ricardo Piglia

    Edione Gonçalves, Wellington Ricardo Fioruci
    147-167
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.3.147-167
  • Do mestiço à negra dor silenciada o silêncio na literatura afro-brasileira

    José Mariano
    168-181
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.3.168-181
  • Salvação e escrita em O sol se põe em São Paulo, de Bernardo Carvalho

    Sérgio Murilo Fontes de Oliveira Filho
    182-196
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.3.182-196
  • A Tragédia de Hamlet, Príncipe da Angústia

    Marcel de Lima Santos, Thiago Silva Martins
    197-218
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.3.197-218
  • Figurações do leitor no cinema um breve inventário

    Gabriela Dal Bosco Sitta
    219-234
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.3.219-234

Em Tese

  • Por que a narradora de Clarice Lispector é na crônica A favor do medo?

    Cristiane de Mesquita Alves
    235-246
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.3.235-246
  • Literatura e religiosidades de matriz africana por uma poética afro-religiosa

    James Rios de Oliveira Santos, Altamir Botoso
    247-270
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.3.247-270

Entrevistas

  • Entrevista com a Profa. Dra. Maria Zilda Ferreira Cury

    Maria Zilda Ferreira Cury, João Pedro de Carvalho
    271-278
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.3.271-278

Resenhas

  • Uma ciranda de vozes femininas resenha de Tradução em (ent)revista: Simone Schwarz-Bart e as tradutoras brasileiras, de Vanessa Massoni da Rocha

    Henrique Provinzano Amaral
    279-285
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.3.279-285
  • Resenha: PELINSER, André Tessaro. O céu das pequenas criaturas. São Paulo: editora Urutau, 2021

    Bárbara Del Rio Araújo
    286-291
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.3.286-291
  • Sagatrissuinorana O real atravessa a ficção

    Tiago Mendes de Oliveira, Daiane Silva de Andrade, Daniela Rodrigues de Sousa Fernandes
    292-299
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.3.292-299
  • Serei sempre o teu abrigo é um livro lar

    Andressa Bandeira Santana
    300-302
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.3.300-302
  • Meu Crespo é de Rainha a importância da referência

    Mikaelly Keila Pereira da Silva
    303-305
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.3.303-305

Poéticas

  • A praga do Curralinho

    Pedro Diniz
    307-319
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.3.307-319
  • Obarnolos

    Clara Lua
    319-327
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.3.319-327
  • Zoo Tycoon 2

    Maria Luana Miranda
    328-332
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.3.328-332