Ensino musical e Autismo

relato de uma experiência a partir de uma pesquisa de doutorado em neurociências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2021.25389

Palavras-chave:

Autismo, Educação musical, Neurociências, Psicomotricidade, Inclusão

Resumo

Este artigo relata os resultados musicais e cognitivos alcançados com uma aluna autista de 11 anos, como parte de uma pesquisa de Doutorado realizada no departamento de Neurologia/Neurociências da UNIFESP de 2013 à 2017. No total foram 40h de aulas, no decorrer de 4 meses (duas vezes semanais com 1he20 min de duração cada). As atividades empregadas se basearam em propostas pedagógico-musicais lúdicas com enfoque nas propriedades do som e no emprego do movimento. Os principais embasamentos teóricos foram Pacheco (2009), Mateiro e Ilari (2011), Fonseca (2010) e Lent (2010). Os resultados apontaram para aquisição de conteúdos musicais baseados nas propriedades do som, bem como, melhora significativa em algumas habilidades cognitivas e na percepção do esquema/imagem corporal da aluna. Esse relato pode contribuir para formação de educadores musicais que tenham em seus contextos pedagógicos alunos com autismo (ou outros diagnósticos) ou para profissionais da área de saúde.

Biografia do Autor

  • Viviane Louro, Universidade Federal de Pernambuco

    Docente efetiva do departamento de música da Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre em música pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) e Bacharel em piano pela FMU-FIAM-FAAM. Pesquisadora da área de educação musical inclusiva e música e neurociências. Autora dos livros: Educação Musical e Deficiência - propostas pedagógicas (2006), Arte & Inclusão Educacional (2007), Arte e Responsabilidade Social (2009), Fundamentos da Aprendizagem musical da pessoa com deficiência (2012), Música e Inclusão - múltiplos olhares (2016) e Jogos e atividades para educação musical inclusiva (2018); HQ CEREBRANDO - a música no seu cérebro (2020); Educação Musical, Autismo e Neurociências (2021). Criadora do site musica e inclusão (www.musicaeinclusao.wordpress.com) e do Simpósio de Educação Musical Especial. Palestrante sobre educação musical inclusiva, psicomotricidade e neurociências em todo território nacional. Colunista da revista No Tom. Na UFPE é coordenadora dos projeto de pesquisa Balaio Sonoro - instrumentos musicais acessíveis e sustentáveis e do projeto de extensão "Probem do CAC". Coordenadora da Liga Acadêmica de Neurociência Aplicada da UFPE e do curso de Especialização em Neurociências, Música e Inclusão. É membro do Laboratório de Educação Musical Especial e Inclusiva (LEMEI) da UFP e Preside a Comissão de Saúde Mental e Humanização: BEM ESTAR UFPE. Detentora de 22 prêmios nacionais entre piano, projetos socioeducativos com arte e artigos acadêmicos. Participou de diversas entrevistas em rádios e TV e foi speakers do TED Talk Recife em 2017.

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Publicado

2021-07-06

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Ensino Musical E Autismo: Relato De Uma Experiência a Partir De Uma Pesquisa De Doutorado Em Neurociências”. 2021. Per Musi, nº 41 (julho): 1-16. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2021.25389.