Ensino musical e Autismo
relato de uma experiência a partir de uma pesquisa de doutorado em neurociências
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2021.25389Palavras-chave:
Autismo, Educação musical, Neurociências, Psicomotricidade, InclusãoResumo
Este artigo relata os resultados musicais e cognitivos alcançados com uma aluna autista de 11 anos, como parte de uma pesquisa de Doutorado realizada no departamento de Neurologia/Neurociências da UNIFESP de 2013 à 2017. No total foram 40h de aulas, no decorrer de 4 meses (duas vezes semanais com 1he20 min de duração cada). As atividades empregadas se basearam em propostas pedagógico-musicais lúdicas com enfoque nas propriedades do som e no emprego do movimento. Os principais embasamentos teóricos foram Pacheco (2009), Mateiro e Ilari (2011), Fonseca (2010) e Lent (2010). Os resultados apontaram para aquisição de conteúdos musicais baseados nas propriedades do som, bem como, melhora significativa em algumas habilidades cognitivas e na percepção do esquema/imagem corporal da aluna. Esse relato pode contribuir para formação de educadores musicais que tenham em seus contextos pedagógicos alunos com autismo (ou outros diagnósticos) ou para profissionais da área de saúde.
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