Nacionalismo Folclórico e Nacionalismo Essencial em Loanda e Maracatu de José Siqueira
Elementos do Maracatu e sugestões para interpretação
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2022.38325Palavras-chave:
José Siqueira, Canção de Câmara Brasileira, Oito Canções Populares Brasileiras, Loanda, MaracatuResumo
Este artigo descreve como o compositor brasileiro José Siqueira (1907-1985) utilizou elementos da tradição folclórica conhecida como Maracatu na composição das canções intituladas Loanda e Maracatu. O objetivo secundário é sugerir abordagens interpretativas que levem em consideração os aspectos musicais, textuais e socioculturais destas canções. A metodologia utilizada para as análises foi baseada nas categorias e termos para análise de canções de câmara descritos por Carol Kimball em seus dois livros sobre canção de câmara, assim como no Sistema Trimodal desenvolvido por Siqueira. Em Loanda e Maracatu, Siqueira usa várias células rítmicas típicas do Maracatu, assim como uma linguagem musical claramente pertencente ao século XX, confirmando as duas orientações estéticas do compositor: Nacionalismo Folclórico (quando o compositor usa os elementos puros do folclore) e Nacionalismo Essencial (quando o compositor se inspira no folclore para criar sua própria linguagem musical).
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