Nacionalismo Folclórico e Nacionalismo Essencial em Loanda e Maracatu de José Siqueira

Elementos do Maracatu e sugestões para interpretação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2022.38325

Palavras-chave:

José Siqueira, Canção de Câmara Brasileira, Oito Canções Populares Brasileiras, Loanda, Maracatu

Resumo

Este artigo descreve como o compositor brasileiro José Siqueira (1907-1985) utilizou elementos da tradição folclórica conhecida como Maracatu na composição das canções intituladas Loanda e Maracatu. O objetivo secundário é sugerir abordagens interpretativas que levem em consideração os aspectos musicais, textuais e socioculturais destas canções. A metodologia utilizada para as análises foi baseada nas categorias e termos para análise de canções de câmara descritos por Carol Kimball em seus dois livros sobre canção de câmara, assim como no Sistema Trimodal desenvolvido por Siqueira. Em Loanda e Maracatu, Siqueira usa várias células rítmicas típicas do Maracatu, assim como uma linguagem musical claramente pertencente ao século XX, confirmando as duas orientações estéticas do compositor: Nacionalismo Folclórico (quando o compositor usa os elementos puros do folclore) e Nacionalismo Essencial (quando o compositor se inspira no folclore para criar sua própria linguagem musical).

Biografia do Autor

  • Marcel Ramalho, Universidade de Augusta, EUA

    Natural do Brasil, Marcel Ramalho é atualmente Diretor de Atividades Corais e Professor de Voz no Departamento de Música da Universidade Augusta. Antes de ingressar no corpo docente da AU, o Dr. Ramalho ocupou cargos de ensino no Earlham College, onde atuou como Instrutor Adjunto de Voz, e na Ball State University, onde atuou como Instrutor de Voz, bem como Maestro Assistente do Chamber Choir, Concert Choir e Women's Chorus. Recipiente de vários prêmios acadêmicos e bolsas de estudo, os papéis operísticos cantados por Marcel Ramalho incluem Thomas Putnam em The Crucible (Robert Ward), os papéis-título em Don Giovanni, Le Nozze di Figaro de Mozart e Gianni Schicchi de Puccini, Peter in Hansel and Gretel (Humperdinck), Capitão Corcoran em HMS Pinafore (Gilbert e Sullivan), e Don Pedro em Béatrice et Bénédict (Berlioz). O Dr. Ramalho também apareceu recentemente como solista baixo nas cantatas de JS Bach Ich habe genug (BWV 82), Aus tiefer Not schrei ich zu dir (BWV 38), Christ lag in Todesbanden (BWV 4), e Weinen, klagen, sorgen , zagen (BWV 12), Freimaurerkantante de WA Mozart e Requiem de G. Fauré. Marcel Ramalho é Doutor em Artes pela Ball State University com ênfase primária em Performance Vocal e ênfase secundária em Regência Coral, Mestre em Música em Performance de Voz pela Indiana State University e Bacharel em Educação Musical pela Universidade Federal da Paraíba (Brasil).

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Publicado

2022-05-06

Edição

Seção

Articles

Como Citar

“Nacionalismo Folclórico E Nacionalismo Essencial Em Loanda E Maracatu De José Siqueira: Elementos Do Maracatu E Sugestões Para interpretação”. 2022. Per Musi, nº 42 (maio): 1-24. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2022.38325.

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