Portamento e significado musical

Autores

  • Daniel Leech-Wilkinson King’s College London
  • Fausto Borém Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2007.55126

Palavras-chave:

canto, portamento, glissando, slide, vibrato, significado musical, motherese

Resumo

O portamento foi um procedimento expressivo utilizado por performers durante pelo menos 200 anos, mas que, nos últimos 60 anos, tornou-se um constrangimento na classe musical. Mais do que uma mudança de gosto, isto sugere um tipo de resposta formada em um nível psicológico relativamente profundo. A partir de estudos na área de psicologia do desenvolvimento, sob a perspectiva da performance de canções de ninar eruditas, sugere-se que o portamento conecta-se a respostas emocionais inatas do som humano, bem como às nossas memórias mais remotas de comunicação amorosa e que nos proveu segurança, a fim de conferir à performance uma sensação de conforto, sinceridade e emoção profunda. O declínio do portamento depois da Primeira Guerra Mundial e seu súbito desaparecimento depois da Segunda Guerra Mundial é traçado dentro de uma nova ênfase-influenciada pela psicanálise e refletida na literatura sobre música – centrada em significados musicais mais sombrios, que podem ser compreendidos à luz de uma re-interpretação de causas e comportamentos humanos forçados pela Segunda Guerra Mundial. O portamento, devido à sua associação (ainda que inconsciente) com uma verdade e amor ingênuos, tornou-se constrangedoramente inapropriado. Esta hipótese busca, também, esclarecer os porquês de uma maior amplitude do vibrato após a II Guerra Mundial, da nova objetividade e autenticidade na performance de Bach, da ascensão da análise musical, assim como do estilo de performance e da literatura associadas à avant-garde.

Biografia do Autor

  • Daniel Leech-Wilkinson, King’s College London

    Daniel Leech-Wilkinson estudou composição, cravo e órgão no Royal College of Music (Londres), o mestrado em música do século XV no King’s College London e o Doutorado em técnicas composicionais do século XIV no Clare College Cambridge, tornando-se Professor Fellow no Churchill College. Ensinou em universidades de Nottingham e Southampton antes de retornar ao Departmento de Música do King’s College London em setembro de 1997. Como pesquisador, estuda a música francesa do século XIV, práticas de performance da Renascença, análise da música barroca francesa e da música após 1945. Recentemente, tem se dedicado ao estudo de técnicas para estudar estilos de performance musical. Além de diversos artigos e capítulos de livros, publicou os livros Compositional Techniques in the Four-Part Isorhythmic Motets of Philippe de Vitry and his Contemporaries (Garland, 1989), Machaut’s Mass: An Introduction (Oxford University Press 1990, 1992), Guillaume de Machaut, Le Livre dou Voir Dit (co-autoria com Barton Palmer; Garland, 1998), que é a primeira edição completa do romance autobiográfico de Machaud. Em seu livro mais recente, The Modern Invention of Medieval Music (Cambridge, 2002), apresenta um estudo de caso sobre ideologia na musicologia histórica, apresentando como a música medieval foi re-imaginada nos séculos XIX e XX. Atualmente, é membro do conselho editorial do periódico Early Music, Diretor Associado e pesquisador do Centre for the History and Analysis of Recorded Music (CHARM), e contribui regularmente para as Rádios 3 e 4 da BBC de Londres e escreve um livro sobre o estudo da performance por meio de gravações.

  • Fausto Borém , Universidade Federal de Minas Gerais

    Fausto Borém é Professor da Escola de Música da UFMG e pesquisador do CNPq. Coordena os grupos de pesquisa ECAPMUS (Estudos em Controle e Aprendizagem Motora na Performance Musical) e PPPMUS (“Pérolas” e “Pepinos” da Performance Musical), criou e edita a revista Per Musi, implantou o Mestrado em Música na UFMG. Publica trabalhos nas áreas de performance, composição, musicologia, etnomusicologia e educação musical. Como contrabaixista, recebeu diversos prêmios no Brasil e no exterior.

Referências

ADORNO, Theodor W. Minima Moralia. In: Gesammelte Schriften, ed. Rolf Tiedemann, v.4. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997, p.61–62.

______. Minima Moralia: Reflections from Damaged Life. Trad. E. F. N. Jephcott. London: NLB, 1974.

______. Kulturkritik und Gesellschaft I. In: Tiedemann, Gesammelte Schriften, v.10/1. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1977, p.30.

______. Negative Dialektik. In: Tiedemann, Gesammelte Schriften, v.6. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1973, p.360.

AUER, Leopold. Violin Playing as I Teach It. London: Duck-worth, 1921.

BRECHT, Karen; In the Aftermath of Nazi-Germany: Alexander Mitscherlich and Psycho-analysis—Legend and Legacy, American Imago. 1995, v.52/53, p.291–312.

BROWN, Clive, Joachim’s Violin Playing and the Performance of Brahms’s String Music. In: Performing Brahms: Early Evidence of Performing Style, ed. Michael Musgrave e Bernard D. Sherman. Cambridge: Cambridge University Press, 2003, p.48-98.

______. Bowing Styles, Vibrato and Portamento in Singing in Nineteenth-Century Violin Playing, Journal of the Royal Musical Association, 1988, n.113, p.97-128.

CAPELL, Richard. Schubert’s Songs. London: Ernest Benn, 1928 (2nd ed. 1957; 3rd ed. rev. Martin Cooper, London: Duckworth, 1973).

EMIL-BEHNKE, Kate. The Technique of Singing. London: Williams e Norgate, 1945.

FERNALD, A. Intonation and Communicative Intent in Mothers’ Speech to Infants: Is the Melody the Message? In: Child Development. 1989, v.60, p.1497–1510.

FERNALD, A.; KUHL, P. Acoustic Determinants of Infant Preference for Motherese Speech, Infant Behavior and Development. 1987, v.10, 279–293.

FIELD-HYDE. F. C. The Art and Science of Voice Training. London: Oxford University Press, 1950.

JOHNSON, Graham. Notas no CD Hyperion (CDJ33025), 1996, p.17-19.

______. Reverberations. New York: Fromm, 1990.

______. Schubert’s Songs: A Biographical Study, Trad. para o inglês de Kenneth A. Whitton. New York: Knopf, 1976 (1ª ed. Alemã, Wiesbaden: Brockhaus, 1971).

GREENE, Harry Plunket. Interpretation in Song. London: Macmillan, 1912.

HARRIS, Ellen T. Cercar della nota, Grove Music Online, ed. Laura Macy, http:// www.grovemusic.com. Acesso em 1º de Junho de 2006.

JUDT, Tony. Postwar: A History of Europe Since 1945. London: Heinemann, 2005.

JUSLIN, Patrik N. From Mimesis to Catharsis: Expression, Perception, and Induction of Emotion in Music. In: Musical Communication, ed. Dorothy Miell, Raymond Macdonald e David J. Hargreaves. Oxford: Oxford University Press, 2005, p.85-115.

KATZ, Mark. Capturing Sound: How Technology Has Changed Music. Berkeley: University of California Press, 2004.

______. Portamento and the Phonograph Effect, Journal of Musicological Research, 2006, v.25, p.211-232.

KAUFFMAN, Deborah A. Portamento in Romantic Opera, Performance Practice Review, 1992, n.5, p.139-58.

KRAMER, Lawrence. Franz Schubert: Sexuality, Subjectivity, Song. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

KRISTEVA, Julia. Revolution in Poetic Language. Trad. Margaret Waller. New York: Columbia University Press, 1984.

LEECH-WILKINSON, Daniel. Using Recordings to Study Musical Performance. In: Aural History: Essays on Recorded Sound, ed. Andy Linehan. London: The British Library, 2001, p.1–12.

______. Musicology and Performance. In: Music’s Intellectual History: Founders, Followers & Fads, ed. Zdravko Blazekovic (New York: RILM, no prelo).

LEHMANN, Lotte. Eighteen Song Cycles: Studies in Their Interpretation. London: Cassell, [1971].

______. More than Singing: The Interpretation of Songs (New York: Boosey & Hawkes, 1945; repr. New York: Dover, 1985) and Eighteen Song Cycles: Studies in Their Interpretation. London: Cassell, [1971].

MARTIN, Elaine. Re-Reading Adorno: The ‘After-Auschwitz’ Aporia, Forum 2, 2006, http://forum.llc.ed.ac.uk/issue2/index.html, acesso em 6 de junho de 2006.

MORTON, E.S. On the Occurrence and Significance of Motivation-Structural Rules in Some Bird and Mammal Sounds, American Naturalist. 1977, v.111, p.855–869.

NETTL, Bruno. An Ethnomusicologist Contemplates Universals in Musical Sound and Musical Culture In: The Origins of Music, ed. Nils L. Wallin, Björn Merker e Steven Brown. Cambridge, MA: MIT Press, 2000, p.463–472.

PAPOUŠEK, Mechtild; PAPOUŠEK, Hanuš; SYMMES, David. The Meanings of Melodies in Motherese in Tone and Stress Languages, Infant Behavior and Development. 1991, v.14, p.415–440.

POTTER, John. Beggar at the Door: The Rise and Fall of Portamento in Singing, Music and Letters. V.87, n.4, 2006, p. 523-550.

REED, John. The Schubert Song Companion. Manchester, UK: Mandolin, 1997.

SACKVILLE-WEST, Edward; SHAWE-TAYLOR, Desmond. The Record Guide. London: Collins, 1955 (ed. orig. 1951).

SAINT-SAENS, Camille. Havanaise para violino e orquestra, Op.83. New York: Dover, 2005.

SCHERER, Klaus R. Vocal Affect Expression: A Review and a Model for Future Research, Psychological Bulletin. 1986, v.99, p.143–165, 393.

SCHERER, Klaus R.; ZENTNER, Marcel R. Emotional Effects of Music: Production Rules. In: Music and Emotion: Theory and Research, ed. Patrik N. Juslin e John A. Sloboda; Oxford: Oxford University Press, 2001, p.361-392.

SCHWARZKOPF, Elisabeth. On and Off the Record: A Memoir of Walter Legge. New York: Scribner, 1982 (paperback edition, Boston: Northeastern University Press, 2002).

SHERMAN, Bernard. Comunicação pessoal em 23 de abril de 2006.

SUNDBERG, Johan. Where does the sound come from. In: Cambridge Companion to Singing, ed. John Potter. Cap.19. Cambridge: Cambridge University Press, 2000, p. 240–246.

______. The Science of the Singing Voice. Dekalb: Northern Illinois University Press, 1987.

TARTTER, V.C. Happy Talk: Perceptual and Acoustic Effects of Smiling on Speech, Perception & Psychophysics. 1980, v.27, p.24–27.

TARTTER, V.C.; BRAUN, D. Hearing Smiles and Frowns in Normal and Whisper Registers, Journal of the Acoustic Society of America. 1994, v.96, p.2101–2107.

TRAINOR, Laurel J. Infant Preferences for Infant-Directed Versus Noninfant-Directed Playsongs and Lullabies, Infant Bevavior and Development. 1996, v.19, p.83–92.

TRAINOR, Laurel J.; CLARK, Elissa D.; HUNTLEY, Anita; ADAMS, Beth A. The Acoustic Basis of Preferences for InfantDirected Singing, Infant Behavior and Development. 1997, v.20, p.383–396.

TREHUB, Sandra E. Human Processing Predispositions and Musical Universals. In: The Origins of Music, ed. Nils L. Wallin, Björn Merker, e Steven Brown. Cambridge, MA: MIT Press, 2000, p.427–448.

______. Musical Predispositions in Infancy: An Update, In: The Cognitive Neuroscience of Music, ed. Isabelle Peretz e Robert Zatorre. Oxford: Oxford University Press, 2003, p.3–20.

TREHUB, Sandra E.; UNYK, A.M.; KAMENETSKY, S.B.; HILL, D.S.; TRAINOR, L.J.; HENDERSON, J.L.; SARAZA, M. Mothers’ and Fathers’ Singing to Infants, Developmental Psychology.1997, v.33, p.500-507.

TREHUB, Sandra E.; UNYK, A.M.; TRAINOR L.J. Adults Identify Infant-Directed Music Across Cultures, Infant Behavior and Development. 1993, v.16, p.193-211.

UNYK, A.M.; TREHUB, S. E.; TRAINOR, L. J.; SCHELLENBERG, E. G. Lullabies and Simplicity: A Cross-Cultural Perspective, Psychology of Music. 1992, v.20, p.15–28;

WISTREICH, Richard. Reconstructing Pre-Romantic Singing Technique. In: The Cambridge Companion to Singing, ed. John Potter. Cambridge: Cambridge University Press, 2000, p.178-191.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Translations

Como Citar

“Portamento E Significado Musical”. 2007. Per Musi, nº 15 (janeiro): 07-25. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2007.55126.

Artigos Semelhantes

1-10 de 294

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.