As características pós-modernas na obra Rimsky de Gilberto Mendes

Autores

  • Vera Lúcia Rocha Pedron Peres Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

Gilberto Mendes, Rimsky, Quinteto, Pós-modernismo, Sintaxe musical, Descontinuidade musical, Pluralismo musical, Fragmentação musical, Citação musical

Resumo

O pós-modernismo na música ainda busca critérios que permitam sua compreensão, entre eles traços como fragmentação, descontinuidade, citação, justaposição de estilos e pluralismo. O presente estudo visa demonstrar as características pós-modernas na obra Rimsky de Gilberto Mendes por meio da análise de suas referências existentes, tendo em vista os procedimentos que norteiam as composições e os pressupostos pós-modernos. Além da identificação dos elementos paradigmáticos, e para ir além de uma abordagem indutiva (limitante, porque sincrônica), busca-se a identificação da obra em relação ao modernismo (de crítica e de extensão), enfatizando suas diferenças constatadas na sintaxe, na epistemologia e na ideologia. São abordados os limites conceituais que se aproximam e se distanciam do modernismo buscando contribuir na reflexão da arte na atualidade.

Biografia do Autor

  • Vera Lúcia Rocha Pedron Peres, Universidade de São Paulo (USP)

    Graduada em História pela FFLCH (USP) e mestre em Artes (programa de Música em Processos de Criação Musical pela ECA - USP) sob a orientação do Prof. Dr. Rogério Luiz Moraes Costa. Estudou harmonia e estética com o Prof. Hans-Joachim Koellreutter e piano com os professores: Sebastina Benda, Caio Pagano, Amílcar Zani e Nahim Marun.

Referências

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Partituras:

MENDES, Gilberto – Rimsky, 27 p.(partitura com escrita de próprio punho do autor).

RIMSKY-KORSAKOV, Nikolai – Sheherazade – Suite Sinfonica op.35 (redução para piano) de Teodor Fuchs. Buenos Aires: Ricordi Americana, 59 p.

________ - Quinteto em Si bemol Maior (op.post.) – para piano, flauta, clarineta, trompa, fagote. New York: International Music Company, 64 p.

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Publicado

2010-07-05

Edição

Seção

Articles in Portuguese/Spanish

Como Citar

“As características pós-Modernas Na Obra Rimsky De Gilberto Mendes”. 2010. Per Musi, nº 22 (julho): 1-20. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/44473.

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