O caos organizado de Egberto Gismonti em Frevo

improvisação e desenvolvimento temático

Autores

Palavras-chave:

Música para piano de Egberto Gismonti, Práticas composicionais e improvisatórias, Hibridismo entre música popular em música erudita, Frevo na música brasileira

Resumo

Estudo analítico sobre as práticas composicionais e improvisatórias de Egberto Gismonti na sua música Frevo para piano, especialmente na interseção entre os procedimentos de desenvolvimento temático e improvisação. A partir da versão gravada no disco Alma (GISMONTI,1987a), cuja transcrição foi realizada pelos autores do presente artigo e publicada no presente volume de Per Musi (GISMONTI, 2013, p.125-144), observa-se como Gismonti obtém grande unidade na realização de Frevo a partir da recorrência e diversas transformações de apenas cinco motivos ao longo da obra. A análise também revela uma hibridação de elementos da música popular (frevo, jazz, improvisação) e erudita (com reflexos de métodos da técnica para piano, J. S. Bach, F. Chopin, H. Villa-Lobos, da Primeira e Segunda Escolas de Viena e do período pós-1950).

Biografia do Autor

  • Marcelo Gama e Mello de Magalhães Pinto, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutorando em Jazz Performance na Eastman School of Music em Rochester, NY e Mestre em Música pela UFMG. Participou de diversos festivais nacionais e internacionais como o Savassi Jazz Festival e Xerox International Rochester Jazz Festival. Participou da Orquestra Sinfônica da Unesco sob a regência de Francis Hime por ocasião do encerramento do Ano Brasil-França. Recebeu diversos prêmios no Brasil e no exterior como performer e arranjador. Lançou o Cd Paisagens de Minas em 2009 pelo selo Karmim.

  • Fausto Borém, Universidade Federal de Minas Gerais

    É Professor Titular da UFMG, onde criou o Mestrado e a Revista Per Musi. Pesquisador do CNPq desde 1994, publicou dois livros, três capítulos de livro, dezenas de artigos sobre práticas de performance e suas interfaces (composição, análise, musicologia, etnomusicologia da música popular e educação musical) em periódicos nacionais e internacionais, dezenas de edições de partituras e recitais nos principais eventos nacionais e internacionais de contrabaixo. Recebeu diversos prêmios no Brasil e no exterior como solista, teórico, compositor e professor. Acompanhou músicos eruditos como Yo-Yo Ma, Midori, Menahen Pressler, Yoel Levi, Arnaldo Cohen, Luis Otávio Santos e músicos populares como Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Henry Mancini, Bill Mays, Kristin Korb, Grupo UAKTI, Toninho Horta, Juarez Moreira, Tavinho Moura, Roberto Corrêa e Túlio Mourão. Participou do CD e DVD O Aleph de Fabiano Araújo Costa.

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GISMONTI, Egberto. Frevo. Transcrição e edição de Marcelo G. M. Magalhães Pinto e Fausto Borém. Per Musi. n.28. Belo Horizonte: UFMG, 2013. p.125-144.

Referência de áudio

GISMONTI, Egberto. Frevo. In: Alma. Egberto Gismonti, piano e sintetizadores; Nando Carneiro, sintetizadores. Rio de Janeiro: EMI-Odeon Fonográfica, 1987a. Relançado em 1993 pela Tom Brasil Produções Musicais Ltda. (CD de áudio, nº 529123-2).

Referência de vídeo

GISMONTI, Egberto. Frevo (Egberto Gismonti). Depoimento de Egberto Gismonti. In: Programa Ensaio, TV Cultura, 1992. Vídeo de 05 minutos e 32 segundos, postado no Youtube por “Marcos Felício” em 31 de janeiro de 2009. (Acesso em 30 de janeiro, 2013).

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Publicado

2013-11-10

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“O Caos Organizado De Egberto Gismonti Em Frevo: Improvisação E Desenvolvimento temático”. 2013. Per Musi, nº 28 (novembro): 1-23. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/39567.