Sonoros concertos no estilo italiano
música orquestral novo-hispana no despertar de sua história
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2008.54866Palavras-chave:
Nova Espanha, música orquestral, R. Lamain, I, I. JerusalemResumo
A música orquestral da Nova Espanha constitui um dos aspectos da história das artes no México que até agora não havia sido suficientemente abordado em publicações especializadas. O presente artigo expõe alguns avanços da investigação em torno desse fenômeno cultural e artístico, realizada por sua autora ao longo de quase dez anos, dedicando-se a localizar o período inicial do movimento sinfônico no vice-reinado e assinalar seus principais protagonistas. A relação dos diferentes gêneros para os conjuntos instrumentais de âmbito catedralício, teatral e palaciano, bem como suas funções específicas em cada um deles, investigadas com o auxílio de fontes primárias e fidedignas, em sua maioria, inéditas, contribuem para elucidar os significados e as funções sociais que no século XVIII a música orquestral teve na Nova Espanha e em outros países do mundo ibero-americano.
Referências
BEHAGUE, Gerard. Music in Latin America: An Introduction. New Jersey: Prentice Hall, 1979.
BELLINGHAUSEN, Kart. El verso: primera manifestación orquestal en México. Heterofonía, Ciudad de México, v.25, n.107, jul./dez. 1992.
BERNAL JIMÉNEZ, Miguel. El archivo musical del Colegio de Santa Rosa de Santa María de Valladolid, siglo XVIII. Morelia: Ediciones de la Universidad Michoacana de San Nicolás, 1939. (Morelia Colonial)
_____________. La música en Valladolid de Michoacán. Morelia: Ediciones de Schola Cantorum, 1962.
CASTRO SANTA-ANNA, José Manuel de. Diario de sucesos notables. México: s.ed., 1752-1754 e 1754-1756. v.1 e 2.
DECORMÉ, Gerard. La obra de los jesuitas mexicanos durante la época colonial (1572-1767): compendio histórico. México: Antigua Librería Robredo de José Porrúa, 1941. v.1.
MAYER-SERRA, Otto. Panorama de la música en México. Desde la Independencia hasta la actualidad. México: El Colegio de México, 1941.
MIRANDA, Ricardo. Antonio Sarrier, sinfonista y clarín. Morelia: Conservatorio de las Rosas, 1997.
____________, Reflexiones sobre el clasicismo en México (1770-1840). Heterofonía, Ciudad de México, v.30, n.116-117, jul./dez. 1995.
MURPHY, Paul (ed.). José de Torres’s Treatise of 1736 General Rules for Accompanying on the Organ, Harpsichord, and the Harp, by Knowing Only How to Sing the Part, or a Bass in Canto Figurado. Bloomington e Indianápolis: Indiana University Press, 2000.
ROMERO, Jesús C. La primera orquesta sinfónica de México. Carnet musical, Ciudad de México, v.10, n.126, ago. 1955.
ROUBINA, Evguenia. Aportes para el estudio de la música orquestal en la Nueva España: obras instrumentales de Ignacio Jerusalem. Resonancias, Santiago de Chile, n.15, nov. 2004.
SAHAGÚN DE ARÉVALO, Juan Francisco. Gacetas de México: Testimonios mexicanos. México: SEP, 1950. v.1 (1722 e 1728-1731), v.2 (1732-1736), v.3 (1737-1742). (Historiadores, v.4, 5 e 6)
SOLER ALONSO, Pedro. Virreyes de la Nueva España. México: SEP, 1945. (Biblioteca Enciclopédica Popular, v.63)
TELLO, Aurelio. Sumaya [Zumaya], Manuel de. In: RODICIO, Emilio Casares (coord.). Diccionario de la música española e hispánoamericana. Madrid: Sociedad General de Autores y Editores, 1999. v.10.
VALDÉS, Manuel Antonio. Gazetas de México. México: Felipe de Zúñiga y Ontiveros, 1794. v.6.
VÁZQUEZ MELÉNDEZ, Miguel Ángel. Fiesta y teatro en la Ciudad de México (1750-1910), Dos ensayos. México: ConacultaINBA, 2003.
VELAZCO, Jorge. La Sinfonía de Sarrier, La música por dentro. México: UNAM, 1983.
VILAR I TORRENS, Joseph M. The Symphony in Catalonia, c. 1760-1808. In: BOYD Malcolm; CARRERAS, Juan José (orgs.). Music in Spain during the Eighteenth Century. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






