Contribuições e limites do padrão de argumento de Toulmin aplicado em situações argumentativas de sala de aula de ciências

Autores

  • Silvania Sousa do Nascimento Faculdade de Educação / UFMG
  • Rodrigo Drumond Vieira Faculdade de Educação / UFMG

Resumo

Neste trabalho apresentamos o padrão de argumento de Toulmin enquanto uma possibilidade analítica para as pesquisas que busquem caracterizar e compreender a argumentação em sala de aula de ciências. Nesse sentido, buscamos refletir sobre as vantagens e limites da utilização do padrão nesses contextos e, mais especificamente, discutimos uma de suas contribuições específicas para a investigação que realizamos na formação de professores de física: favorecer o reconhecimento da circulação de dois elementos lógicos específicos em argumentos de diferentes interlocutores. Por fim e à luz das discussões e dos resultados apresentados, tecemos algumas considerações acerca do caráter mediador de dois elementos do padrão e concluímos sugerindo a necessidade de desenvolvimento de estudos que busquem criar e aperfeiçoar as devidas adaptações do padrão para os contextos de salas de aula de ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-02-12

Como Citar

Nascimento, S. S. do, & Vieira, R. D. (2011). Contribuições e limites do padrão de argumento de Toulmin aplicado em situações argumentativas de sala de aula de ciências. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 8(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4018

Edição

Seção

Artigos