Contribuições e limites do padrão de argumento de Toulmin aplicado em situações argumentativas de sala de aula de ciências
Resumo
Neste trabalho apresentamos o padrão de argumento de Toulmin enquanto uma possibilidade analítica para as pesquisas que busquem caracterizar e compreender a argumentação em sala de aula de ciências. Nesse sentido, buscamos refletir sobre as vantagens e limites da utilização do padrão nesses contextos e, mais especificamente, discutimos uma de suas contribuições específicas para a investigação que realizamos na formação de professores de física: favorecer o reconhecimento da circulação de dois elementos lógicos específicos em argumentos de diferentes interlocutores. Por fim e à luz das discussões e dos resultados apresentados, tecemos algumas considerações acerca do caráter mediador de dois elementos do padrão e concluímos sugerindo a necessidade de desenvolvimento de estudos que busquem criar e aperfeiçoar as devidas adaptações do padrão para os contextos de salas de aula de ciências.Downloads
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Publicado
2011-02-12
Como Citar
Nascimento, S. S. do, & Vieira, R. D. (2011). Contribuições e limites do padrão de argumento de Toulmin aplicado em situações argumentativas de sala de aula de ciências. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 8(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4018
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