Manifestações de Sexismo em Aulas de Ciências em Decorrência do Humor Como Estratégia Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u355377

Palavras-chave:

Humor, Sexismo, Gênero, Formação de Professores

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender como as relações de poder se constituem na emergência do sexismo em aulas de Ciências do Ensino Fundamental a partir do uso do humor como estratégia pedagógica. A metodologia consistiu em uma bricolagem engendrada por elementos da etnografia educacional e da análise de discurso. As ferramentas da etnografia utilizadas foram a observação imersiva, a descrição densa e a entrevista semiestruturada. Uma turma de oitavo ano foi acompanhada por dez meses e, em dezoito aulas, o/a docente lançou mão do humor como estratégia pedagógica reverberando em acontecimentos marcados pelo sexismo. A descrição densa dessas aulas passou por uma leitura frisada por princípios da análise do discurso de inspiração foucaultiana. Observou-se que, uma vez instaurado nas aulas, o sexismo promove uma série de afetações sobre os sujeitos e relações de poder marcadas pelo dimorfismo sexual, a rivalidade entre o feminino e masculino e a superioridade do masculino sobre o feminino. As condições inerentes a manifestações do sexismo estão atrelados à ação docente e os efeitos produzidos nos sujeitos escapam do controle do/ professor/a, podendo produzir, por exemplo, constrangimentos. Desse modo, o artigo contribui para o debate sobre a desnaturalização das questões de gênero na presença do humor como estratégia pedagógica em aulas de Ciências.

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Biografia do Autor

Bárbara Elisa Santos Carvalho Luz, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela UFMG, Mestra em Educação pela UFMG, Pós Graduada em Educação Ambiental pelo Senac Minas e Licenciada em Ciências Biológicas pela UFMG. Professora da Educação Básica e pesquisadora em Educação desde 2010. 

Silvania Sousa do Nascimento, Universidade Federal De Minas Gerais

Graduada em Fisica pela UFMG (1983), mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo (1990), doutora em Didática das Disciplinas de Ciências e Tecnologias pela Université Paris VI (1999) e com Pós-doutorado em Educação pela UNICAMP (2008-2009). Participou com professora visitante em diferentes momentos em universidades européias (École Normale Superieur de Lettres et Sciences Humaines de Lyon, Université de Lyon) e na Universidade de Padova. É Professora Titular, aposentada e voluntária no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG. Ocupou o cargo de Superintendente de Museus da Secretaria de Estado da Cultura de MG (2005-2007), de Secretária para Assuntos de Ensino da Sociedade Brasileira de Física (2011-2013), e de Diretora de Divulgação Científica da Pro Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais de 2010 até 2018. Tem como áreas de interesse a Educação em espaços escolares e não escolares, com pesquisas principalmente nos temas de comunicação pública das ciências, ensino de ciências, formação de professores de ciências, museus de ciências e educação patrimonial. 

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Publicado

2024-04-29

Como Citar

Luz, B. E. S. C., & Nascimento, S. S. do. (2024). Manifestações de Sexismo em Aulas de Ciências em Decorrência do Humor Como Estratégia Pedagógica. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e48965, 1–23. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u355377

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