Experiências de leitura em Ciências da Natureza na Educação de Jovens e Adultos: um estudo das práticas de professores em formação inicial

Autores

  • Natália Almeida Ribeiro Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais
  • Danusa Munford Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais
  • Giácomo Porfírio de Araújo Perna Escola Estadual George Chalmers

Palavras-chave:

textos escritos, práticas de leitura, formação de professores de ciências

Resumo

Há pesquisas que abordam a perspectiva de professores sobre a leitura em sala de aula de ciências. Entretanto o conhecimento sobre a constituição de saberes relacionados a ensinar Ciências com textos escritos ainda é relativamente limitado. Neste estudo, partindo de um referencial que entende leitura como prática de letramento, investigamos práticas de leitura de licenciandos que atuavam como docentes em um Projeto de Ensino Fundamental na Educação de Jovens e Adultos. Esta é uma pesquisa de orientação naturalista, utilizando-se de procedimentos de análise qualitativa. As principais fontes de dados foram entrevistas e grupos focais. Os participantes relataram experiências pessoais com leitura e descreveram a leitura nas salas de aula onde lecionavam. Os resultados indicam que as experiências anteriores dos licenciandos são bastante diversas, sendo a leitura no contexto familiar particularmente marcante. Os participantes descrevem o que chamam de “extrapolação” como aspecto significativo das práticas, emergindo da interação com os alunos, apresentando paralelos com diferentes noções de intertextualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-01-07

Como Citar

Ribeiro, N. A., Munford, D., & Perna, G. P. de A. (2013). Experiências de leitura em Ciências da Natureza na Educação de Jovens e Adultos: um estudo das práticas de professores em formação inicial. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 12(2), 129–151. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4234

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)