Diversidade de Processos Argumentativos e a Construção de Cultura Favorável à Argumentação em duas Salas de Aula de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u595625

Palavras-chave:

Processos Argumentativos, Cultura de salas de aula de Ciências, Teoria da argumentação Pragma-dialética

Resumo

O presente estudo busca compreender aspectos da construção de uma cultura de sala de aula favorável à argumentação por meio do contraste entre processos argumentativos em duas turmas do Ensino Fundamental. Utilizamos ferramentas da etnografia interacional e adaptamos aspectos da teoria da argumentação Pragma-dialética. Conduzimos observação participante com registro em notas de campo e em vídeo. Os resultados evidenciaram que a construção de uma cultura de sala de aula favorável à argumentação ocorre ao longo do tempo e dos eventos, por de meio de processos argumentativos diversos. Em ambas as turmas, as formas como professores interagiram discursivamente com estudantes contribuíram para promover a diferença de opinião e, consequentemente, apoiar uma cultura de argumentação. As formas de participação dos(as) estudantes também contribuíram para a variação na argumentação, pois houve tanto com o(a) professor(a) quanto entre pares. O estudo tem potencial para contribuir para a prática pedagógica e para a formação de professores e para uma melhor compreensão da diversidade de processos argumentativos.

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Publicado

2021-07-28

Como Citar

Teles, A. P. S. S., & Munford, D. (2021). Diversidade de Processos Argumentativos e a Construção de Cultura Favorável à Argumentação em duas Salas de Aula de Ciências. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e26191, 1–31. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u595625

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