Modelos de categorização, metafísica e cognição: aspectos teórico-metodológicos

Autores

  • Francisco Ângelo Coutinho Faculdade de Educação – UFMG
  • Eduardo Fleury Mortimer Faculdade de Educação – UFMG
  • Santer Alvares de Matos Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rogério Parentoni Martins Instituto de Biologia - UFCe

Palavras-chave:

Categorização, metafísica, epistemologia, Ensino de Ciências.

Resumo

Este artigo, a partir da constatação de que o processo de categorização é básico para a cognição e, portanto, fundamental no processo de ensino/aprendizagem de ciências, apresenta o modelo clássico de categorização e a concepção metafísica subjacente a ele. Visando apontar algumas críticas e alternativas ao modelo clássico, o presente trabalho indica alguns aspectos da metafísica de processo com o intuito de demonstrar uma metafísica alternativa ao essencialismo. Nesse contexto, os argumentos, construídos a partir de conceitos e teorias da biologia e da química, relacionam-se a dois estudos de caso vinculados ao conceito de ecossistema. Um deles consiste num exame em torno de livros didáticos, enquanto o outro corresponde a uma análise sobre o entendimento do conceito de ecossistema por parte de alunos de pós-graduação em ecologia.

Biografia do Autor

  • Francisco Ângelo Coutinho, Faculdade de Educação – UFMG
    Professor do curso de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Eduardo Fleury Mortimer, Faculdade de Educação – UFMG
    Professor do curso de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Santer Alvares de Matos, Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais
    Professor do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rogério Parentoni Martins, Instituto de Biologia - UFCe
    Professor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará

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Publicado

2013-04-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Modelos de categorização, metafísica e cognição: aspectos teórico-metodológicos. (2013). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 13(1), 87-109. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4253