A Formação Inicial na Concepção Docente: Um Estudo Fenomenológico com Professores de Ciências Biológicas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u345371

Palabras clave:

Formação Inicial de Professores de Biologia, Concepções Docentes, Necessidades Formativas

Resumen

O presente estudo teve como objetivo analisar o curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba, a partir das concepções de professores de Biologia que se formaram no respectivo curso. A metodologia foi desenvolvida a partir da abordagem qualitativa, com base no método fenomenológico-descritivo, no qual aplicamos entrevistas para a coleta e análise dos dados. A seleção e fechamento amostral foi desenvolvida de acordo com a amostragem por cotas, com a investigação dos relatos de dez professores a respeito do fenômeno da formação inicial. Como resultado identificamos 122 assertivas significativas relacionadas ao fenômeno investigado, sendo 63 vinculadas aos êxitos e 59 às críticas ao referido curso. Em relação aos êxitos identificamos a emergência de três temas que representaram as essências fenomenológicas gerais: 1) Os Projetos Extracurriculares são fundamentais para formação docente; 2) As aulas práticas do curso servem como modelo para as aulas no ensino médio; 3) O curso forma bem no que se refere aos saberes disciplinares da Biologia. Em relação às críticas identificamos três temas: 1) As aulas da Licenciatura são voltadas para a formação de um Bacharel; 2) Nos componentes pedagógicos aprende-se educação geral e pouco Ensino de Biologia; 3) Algumas teorias didático-pedagógicas da formação são pouco viáveis na escola. A emergência dessas temáticas demonstra aspectos centrais para que a formação inicial consiga realizar reestruturações curriculares condizentes com as reais demandas formativas dos professores de Biologia.

Biografía del autor/a

  • Ravi Cajú Duré, Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB)
    Licenciado e Bacharel em Ciências Biologicas (Universidade Federal da Paraíba - UFPB) e mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE/UFPB). Cursando Especialização em Ensino de Ciências e Matemática (IFRN) e Doutorando pelo PPGE/UFPB. Está atualmente vinculado ao Grupo de Pesquisas em Ensino de Biologia (GPEBIO), tendo interesse nas áreas de Ensino de Ciências e Biologia; Metodologias de ensino; Formação de professores de Ciências e Biologia.
  • Francisco José Pegado Abílio, Universidade Federal da Paraíba - Centro de Educação - Departamento de Metodologia da Educação (DME/CE/UFPB)
    Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (1994), Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (2001), Mestre em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba (1997), Doutor em Ciências (Ecologia e Recursos Naturais) pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e Pós-Doutor em Educação (Educação Ambiental) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT - 2011) sob a supervisão da profa. Dra. Michèle Sato. Atualmente é professor associado IV do Departamento de Metodologia da Educação da Universidade Federal da Paraíba. Tem atuado nos seguintes temas: Educação e Meio Ambiente; Educação Ambiental (Formal, Não Formal e Informal); Ensino de Biologia e Ciências; Formação Continuada de Professores; Estágio Supervisionado em Docência no ensino de Ciências e Biologia; Formação Docente: educação permanente, reprofissionalização docente; Educação Contextualizada para o semiárido e Bioma Caatinga.Também tem experiências na área de Ecologia da Caatinga (Ecologia de Ecossistemas Límnicos) e Malacologia (biologia, ecologia, taxonomia e EtnoMalacologia)

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Publicado

2019-09-09

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

A Formação Inicial na Concepção Docente: Um Estudo Fenomenológico com Professores de Ciências Biológicas. (2019). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 19, 345-371. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u345371