Uma análise de interações discursivas promovidas pela aplicação de métodos cooperativos em aulas de química

Authors

  • Marieta Pereira de Queiroz Escola Clídio de Lima Nigro
  • Rejane Martins Novais Barbosa UFRPE
  • Edenia Maria Ribeiro do Amaral UFRPE

Abstract

Esta pesquisa objetivou investigar a influência de um método cooperativo combinado (Jigsaw I e TGT) na construção de interações entre alunos, durante a aprendizagem de conceitos da química orgânica. Participaram 10 alunos do 3° ano do ensino médio de uma escola pública de Pernambuco. Os resultados revelaram que, predominantemente, o discurso dos alunos foi do tipo interativo/dialógico. Foram identificados dois motivos principais que levaram os alunos a participarem do grupo - afiliação e poder positivo. Também foi verificado que, de uma forma geral, os alunos apresentaram um elevado nível de participação na discussão. Quanto às contribuições para a construção coletiva, os alunos, em geral, elaboravam e reestruturavam questões, sistematizavam o conteúdo e forneciam explicações. Finalmente, apontamos para o fato de que o estabelecimento de relações cooperativas entre alunos mostra-se extremamente relevante, não só como um mecanismo de aprendizagem, mas como estratégias que promovem cooperação e socialização em sala de aula.

Published

2011-02-12

How to Cite

Uma análise de interações discursivas promovidas pela aplicação de métodos cooperativos em aulas de química. (2011). Brazilian Journal of Research in Science Education, 9(3). https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/3994