Escrita e Desenho: Análise de registros elaborados por alunos do Ensino Fundamental em aulas de Ciências

Autores

  • Lúcia Helena Sasseron EDM – Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada. Faculdade de Educação - USP
  • Anna Maria Pessoa de Carvalho EDM – Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada. Faculdade de Educação - USP

Resumo

Com o olhar voltado para os registros escritos e desenhados produzidos pelos alunos do Ensino Fundamental, buscamos perceber a construção do conhecimento sobre temas das ciências e as relações dos mesmos com situações de nosso dia-a-dia por meio das tecnologias produzidas e dos impactos que podem ser causados ao meio-ambiente. Realizamos uma análise qualitativa das produções de estudantes organizadas após discussões em sala de aula sobre o tema “relações entre presas e predadores”. Consideramos os argumentos ali presentes que pudessem nos dar indicações de se o processo de Alfabetização Científica está transcorrendo entre estes alunos, nestas situações de uma sala de aula de 4o. ano do EF. Em investigações anteriores (Sasseron, 2008 e Sasseron e Carvalho, 2008), encontramos evidências deste  processo nas argumentações orais ocorridas nas aulas desta turma. Neste presente artigo, pretendemos analisar os registros tanto dos alunos que participavam das discussões orais quanto daqueles que não se manifestavam oralmente nestas situações. Com esta consulta conjunta ao texto escrito e ao desenho encontramos apoio para uma visão mais completa das idéias que os alunos estão construindo, bem como pudemos desvelar nuances deste processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-02-05

Como Citar

Sasseron, L. H., & Carvalho, A. M. P. de. (2011). Escrita e Desenho: Análise de registros elaborados por alunos do Ensino Fundamental em aulas de Ciências. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 10(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/3977

Edição

Seção

Artigos