Uma análise de interações discursivas promovidas pela aplicação de métodos cooperativos em aulas de química

Autores

  • Marieta Pereira de Queiroz Escola Clídio de Lima Nigro
  • Rejane Martins Novais Barbosa UFRPE
  • Edenia Maria Ribeiro do Amaral UFRPE

Resumo

Esta pesquisa objetivou investigar a influência de um método cooperativo combinado (Jigsaw I e TGT) na construção de interações entre alunos, durante a aprendizagem de conceitos da química orgânica. Participaram 10 alunos do 3° ano do ensino médio de uma escola pública de Pernambuco. Os resultados revelaram que, predominantemente, o discurso dos alunos foi do tipo interativo/dialógico. Foram identificados dois motivos principais que levaram os alunos a participarem do grupo - afiliação e poder positivo. Também foi verificado que, de uma forma geral, os alunos apresentaram um elevado nível de participação na discussão. Quanto às contribuições para a construção coletiva, os alunos, em geral, elaboravam e reestruturavam questões, sistematizavam o conteúdo e forneciam explicações. Finalmente, apontamos para o fato de que o estabelecimento de relações cooperativas entre alunos mostra-se extremamente relevante, não só como um mecanismo de aprendizagem, mas como estratégias que promovem cooperação e socialização em sala de aula.

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Publicado

2011-02-12

Como Citar

Queiroz, M. P. de, Barbosa, R. M. N., & Amaral, E. M. R. do. (2011). Uma análise de interações discursivas promovidas pela aplicação de métodos cooperativos em aulas de química. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 9(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/3994

Edição

Seção

Artigos