Ambiente de aprendizagem de Física mediado por animações

Authors

  • Adelson Fernandes Moreira Programa de Mestradoem Educação Tecnológica CEFET-MG
  • Oto Borges Colégio Técnico e Programa de Pós-graduação em Educação Universidade Federal de Minas Gerais

Abstract

Os resultados apresentados neste artigo foram produzidos em uma pesquisa que focalizou os modos de interpretação de estudantes em atividades envolvendo representações de modelos conceituais. Guiados por uma perspectiva etnometodológica, fizemos uma abordagem descritiva de uma sala de aula de Física. Produzimos evidências do caráter distribuído da cognição, retratadas nos diálogos entre alunos e professor em situações envolvendo interpretação de animações na tela do computador. Mostramos que a possibilidade de operar sobre uma representação favorece a elaboração e interpretação de modelos conceituais. Nesse processo em que ocorre a distribuição da cognição, a participação do professor é fundamental para a negociação dos significados e compreensão dos conceitos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2011-02-13

How to Cite

Moreira, A. F., & Borges, O. (2011). Ambiente de aprendizagem de Física mediado por animações. Brazilian Journal of Research in Science Education, 7(1). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4039