Ambiente de aprendizagem de Física mediado por animações

Autores/as

  • Adelson Fernandes Moreira Programa de Mestradoem Educação Tecnológica CEFET-MG
  • Oto Borges Colégio Técnico e Programa de Pós-graduação em Educação Universidade Federal de Minas Gerais

Resumen

Os resultados apresentados neste artigo foram produzidos em uma pesquisa que focalizou os modos de interpretação de estudantes em atividades envolvendo representações de modelos conceituais. Guiados por uma perspectiva etnometodológica, fizemos uma abordagem descritiva de uma sala de aula de Física. Produzimos evidências do caráter distribuído da cognição, retratadas nos diálogos entre alunos e professor em situações envolvendo interpretação de animações na tela do computador. Mostramos que a possibilidade de operar sobre uma representação favorece a elaboração e interpretação de modelos conceituais. Nesse processo em que ocorre a distribuição da cognição, a participação do professor é fundamental para a negociação dos significados e compreensão dos conceitos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2011-02-13

Cómo citar

Moreira, A. F., & Borges, O. (2011). Ambiente de aprendizagem de Física mediado por animações. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 7(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4039