Popularização da Ciência na Perspectiva CTS: Uma Revisão de Literatura

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u297320

Keywords:

popularização da ciência, CTS, revisão sistemática

Abstract

Este estudo relata algumas das atuais discussões e investigações acerca da popularização da ciência pela perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), a partir de uma revisão sistemática de literatura. A sistematização foca em 53 artigos publicados na última década em quatro bases de dados (Scielo, Scopus, Web of Science e DOAJ). Metodologicamente, foram utilizados parâmetros e procedimentos do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA), buscando identificar, por um lado, temas e debates em torno da popularização da ciência e, por outro, investigações práticas a respeito da questão. Os descritores utilizados nas buscas levaram em conta, centralmente, a abordagem CTS. Os resultados apontam para a necessidade de desenvolver políticas públicas de formação e incentivo para estudantes e pesquisadores se envolverem em ações de popularização da ciência. Além disso, a consideração do papel epistêmico das assimetrias na comunicação científica pode ajudar a superar a discussão rasa em torno de modelos deficitários e o desenvolvimento de modelos participativos deliberativos. Ainda mostra-se necessário maior número de estudos em torno do desenvolvimento de modelos de comunicação participativa que enfatizem a justiça social pela valorização da diversidade de conhecimentos, métodos e práticas comunicativas.

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Joselaine Setlik, Instituto Federal do Paraná

Instituto Federal do Paraná - IFPR, Pós-doutoranda no Programa de Ciência, Tecnologia e Sociedade, Paranaguá, Paraná, Brasil,

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2024-03-29

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Setlik, J., & Pelissari, L. B. (2024). Popularização da Ciência na Perspectiva CTS: Uma Revisão de Literatura. Brazilian Journal of Research in Science Education, e51863, 1–24. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u297320

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Artigos