Racismo e Diversidade Sexual e de Gênero no Ensino de Biologia e na Educação Ambiental: Uma Aproximação Decolonial Para a Pesquisa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u13211352

Palabras clave:

Decolonialidade, Educação para as Relações Étnicorraciais, Feminismo Decolonial, Interculturalidade, Interseccionalidade

Resumen

O objetivo do trabalho é, a partir de uma perspectiva decolonial, caracterizar os sentidos que têm sido dados às questões relacionadas ao racismo e à diversidade sexual e de gênero, bem como suas intersecções, nas pesquisas sobre o ensino de biologia e educação ambiental na Colômbia. Foram realizadas revisões e análises quantitativa e qualitativa das obras publicadas nas edições arbitradas e nos anais de eventos na Revista Bio-grafía: Escritos sobre la biología y su enseñanza, no período de 2008 a 2021. Com referencial analítico da Análise de Discurso, apontamos que ambas temáticas ocupam um lugar periférico no campo, com três abordagens, a saber: (a) reprodução de violências, (b) reconhecimento da diversidade e da diferença, e (c) reconhecimento como sistemas históricos de opressão e a possível luta contra eles. O trabalho aponta desafios e possibilidades para uma abordagem interseccional das questões relacionadas ao racismo/etnia e gênero/sexualidade no ensino de biologia e na educação ambiental.

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Biografía del autor/a

Yonier Alexander Orozco Marín, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Brasil. Doutorando
Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica. Grupo de pesquisa
DICITE (Discursos da ciência e da tecnologia na educação)

Suzani Cassiani, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Brasil. Professora Titular
Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.

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Publicado

2022-12-01

Cómo citar

Orozco Marín, Y. A., & Cassiani, S. (2022). Racismo e Diversidade Sexual e de Gênero no Ensino de Biologia e na Educação Ambiental: Uma Aproximação Decolonial Para a Pesquisa. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e38820, 1–32. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u13211352

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