Design Participativo de um Ambiente Virtual de Aprendizagem de Histologia

Autores

  • José Guilherme Santa-Rosa Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde - UFRJ
  • Miriam Struchiner Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde - UFRJ

Resumo

A progressiva diminuição de carga horária destinada às disciplinas baseadas em microscopia, os altos custos dos laboratórios e a necessidade de materiais multimídia que integrem a teoria com a prática e incentivem os alunos a estudar têm propiciado o desenvolvimento de atlas interativos e ambientes virtuais de aprendizagem, que são, em geral, pouco adotados por professores e alunos. O presente trabalho descreve o desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem de Histologia, baseado na metodologia de design participativo e em princípios da ergopedagogia, no qual alunos e professores conduziram sua construção. Com base na avaliação do protótipo, concluiu-se que, embora os ambientes virtuais devam adequar-se às necessidades de aprendizagem, características dos alunos e ao contexto de uso, é preciso que os professores integrem estes recursos em suas práticas de ensino, para seu uso efetivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-02-12

Como Citar

Santa-Rosa, J. G., & Struchiner, M. (2011). Design Participativo de um Ambiente Virtual de Aprendizagem de Histologia. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 10(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/3979

Edição

Seção

Artigos