Uma análise de interações discursivas promovidas pela aplicação de métodos cooperativos em aulas de química
Resumen
Esta pesquisa objetivou investigar a influência de um método cooperativo combinado (Jigsaw I e TGT) na construção de interações entre alunos, durante a aprendizagem de conceitos da química orgânica. Participaram 10 alunos do 3° ano do ensino médio de uma escola pública de Pernambuco. Os resultados revelaram que, predominantemente, o discurso dos alunos foi do tipo interativo/dialógico. Foram identificados dois motivos principais que levaram os alunos a participarem do grupo - afiliação e poder positivo. Também foi verificado que, de uma forma geral, os alunos apresentaram um elevado nível de participação na discussão. Quanto às contribuições para a construção coletiva, os alunos, em geral, elaboravam e reestruturavam questões, sistematizavam o conteúdo e forneciam explicações. Finalmente, apontamos para o fato de que o estabelecimento de relações cooperativas entre alunos mostra-se extremamente relevante, não só como um mecanismo de aprendizagem, mas como estratégias que promovem cooperação e socialização em sala de aula.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-02-12
Cómo citar
Queiroz, M. P. de, Barbosa, R. M. N., & Amaral, E. M. R. do. (2011). Uma análise de interações discursivas promovidas pela aplicação de métodos cooperativos em aulas de química. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 9(3). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/3994
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.