O trabalho em equipe como condição de produção de conhecimentos e as relações entre ensino e a pesquisa no tear da prática pedagógica: o estudo de um caso no brasil
Resumen
Este trabalho insere-se no campo das investigações sobre produção do conhecimento escolar, especificamente sobre os movimentos de formação docente dentro do trabalho no Programa de Ensino 46 do “Projeto Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo”. A base para a análise deste movimento foram os relatos reflexivos dos professores do ensino fundamental e médio - das disciplinas Ciências, História, Geografia, Português, Educação Artística, Biologia e Educação Física - sobre o seu trabalho nos diferentes espaços onde desenvolveram atividades do Programa de Ensino. Exploramos o estudo por fios que delineiam as “Características do Movimento de Construção do Trabalho em Equipe” e as “Relações entre Pesquisa e Ensino”. O que encontramos em muito se aproxima das discussões que faz Tardif sobre os saberes profissionais dos professores e a relação com os conhecimentos universitários : “a introdução de dispositivos de formação, de ação e de pesquisa que não sejam exclusivamente ou principalmente regidos pela lógica que orienta a constituição dos saberes e trajetórias de carreira no meio universitário”; “os debates férteis sobre o caráter plural e heterogêneo dos saberes docentes” e “a quebra da lógica disciplinar universitária nos cursos de formação profissional, gerando outras maneiras de contribuição dos conhecimentos acadêmicos”.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-03-09
Cómo citar
Amorim, A. C. R. de, Freitas, D. de, & Kinoshita, L. S. (2011). O trabalho em equipe como condição de produção de conhecimentos e as relações entre ensino e a pesquisa no tear da prática pedagógica: o estudo de um caso no brasil. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 4(3). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4075
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.