Enfoques de educação e comunicação nas bioexposições de museus de ciências

Autores/as

  • Martha Marandino Faculdade de educação da Universidade de São Paulo Departamento de educação comparada e metodologia do ensino Rua Harmonia 681, apto. 82, Cep: 05435-000 Vila Madalena, São Paulo

Resumen

Neste artigo discute-se o processo de educação e divulgação da ciência nos museus através da análise da proposta conceitual de exposições sobre biologia. Caracterizados como espaços não formais de educação, os museus possuem particularidades no que refere às formas de divulgação e educação dos conhecimentos científicos. Entender como as exposições se estruturam, que conteúdos abordam e de que forma é imprescindível para o estudo do papel desses locais enquanto espaços de educação. Nesse sentido, este texto indica os referenciais teóricos sobre as pesquisas em educação e comunicação em museus e descreve os espaços expositivos de cinco museus estudados. Ao final discutiu-se aspectos sobre “o que” e “como” é apresentada a biologia nos museus, tecendo assim considerações sobre as perspectivas educacionais e comunicacionais que caracterizam esses espaços. Foi percebido que a ênfase, no que se refere à educação e comunicação por meio das exposições de museus de ciência, pode estar: i) no conteúdo, na informação científica, no emissor ou ii) no processo de diálogo, na interpretação, no receptor.

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Publicado

2011-11-27

Cómo citar

Marandino, M. (2011). Enfoques de educação e comunicação nas bioexposições de museus de ciências. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 3(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4115