Discursos de Educação Ambiental produzidos por professores em formação continuada

Autores

  • Laísa Maria Freire dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
  • Reinaldo L. Bozelli Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Mariona Espinet Docente da Universitat Autônoma de Barcelona (UAB) Departament de Didàctica de la Matemàtica i de les Ciències Experimentals - UAB. Bellaterra, Barcelona.
  • Isabel Martins Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

análise crítica do discurso, educação ambiental, formação.

Resumo

O presente trabalho se localiza nos estudos da educação ambiental (EA) e do discurso. Teve como objetivo caracterizar a intertextualidade presente nos discursos de EA produzidos por professores em formação continuada durante um Curso de Formação de Educadores Ambientais (CFEA). O referencial teórico e metodológico utilizado foi a análise crítica do discurso. O corpus consistiu de textos transcritos de uma atividade em grupo durante o curso e entrevistas com três participantes após o curso. Os textos foram analisados qualitativamente por meio da análise da intertextualidade. Os resultados permitiram entender que os discursos de EA das participantes são construídos a partir de diferentes abordagens de EA. Tais abordagens se interpelam e constituem um discurso plural. Assim, os discursos mostraram a uma articulação complexa entre os diferentes discursos que circularam no CFEA e ainda com outros textos de EA com os quais as participantes provavelmente tiveram contato ao longo de sua trajetória. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-01-05

Como Citar

Santos, L. M. F. dos, Bozelli, R. L., Espinet, M., & Martins, I. (2013). Discursos de Educação Ambiental produzidos por professores em formação continuada. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 12(2), 93–110. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4232

Edição

Seção

Artigos