Necessidades Formativas de Professores de Química para a Inclusão de Alunos com Deficiência Visual

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017173853

Palabras clave:

Necessidades Formativas, Alunos com deficiência visual, Ensino de Química.

Resumen

Este trabalho tem por objetivo discutir as necessidades formativas de professores de Química, para a inclusão de alunos com deficiência visual. Os dados foram constituídos a partir do levantamento bibliográfico sobre a temática estudada, por meio de entrevistas com pesquisadores da área do Ensino de Ciências e mediante a análise dos currículos dos cursos de licenciatura em Química, vigentes nas Instituições Federais de Ensino superior, a fim de identificar e analisar as disciplinas de Educação Especial e Inclusiva presentes nos referidos cursos. Para a análise destes dados utilizamos a metodologia de Análise Textual Discursiva. Constatamos através da análise dos dados, que a formação dos professores de Química deve contemplar a discussão sobre a dependência da visão na abordagem de conceitos químicos; o contexto comunicacional a ser adotado, que considere a presença destes alunos em sala de aula; e a reflexão sobre a realização de atividades comuns para alunos com e sem deficiência visual.

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Biografía del autor/a

Tatiane Estácio de Paula, Instituto Federal Catarinense - Campus Avançado Sombrio

Licenciada em Química pela pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória em 2012, Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela UFPR em 2015 e atua desde 2016 como professora na área de Ensino de Química no Instituto Federal catarinense - Campus Avançado Sombrio-SC.

Orliney Maciel Guimarães, Universidade Federal do Paraná

Professora Titular/Pesquisadora do Departamento de Química da UFPR desde 1992, Doutora em Ciências pela USP de São Carlos, orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFPR de 2010-2014 e atualmente no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Camila Silveira da Silva, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Química pela UNESP de Araraquara, Mestre e Doutora em Educação para a Ciência pela Unesp - Bauru (2012). Professora do Departamento de Química da UFPR, onde atua desde 2013 e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná (2014).

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Publicado

2017-12-20

Cómo citar

de Paula, T. E., Guimarães, O. M., & Silva, C. S. da. (2017). Necessidades Formativas de Professores de Química para a Inclusão de Alunos com Deficiência Visual. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 17(3), 853–881. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017173853