Uma Análise de Estratégias Didáticas e Padrões de Interação Presentes em Aulas sobre Equilíbrio Químico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017173985

Palavras-chave:

Equilíbrio químico, Estratégias didáticas, Interações discursivas, Padrões de Interação.

Resumo

Esta pesquisa objetivou analisar estratégias didáticas utilizadas por dois professores de química e aspectos da dinâmica discursiva estabelecida durante aulas sobre o conceito de equilíbrio químico. A investigação ocorreu no segundo semestre de 2014 em duas escolas, uma pública e outra privada, de Recife (PE), em turmas do 2º ano do ensino médio. Foi feita uma investigação de natureza etnográfica, a partir da observação direta e sistemática da sala de aula, sendo 5 aulas gravadas em vídeo. Na análise da dinâmica discursiva, foram identificados abordagens comunicativas e padrões de interação estabelecidos pelos professores em sala de aula. Os resultados mostraram que exposição oral do conteúdo foi a estratégia didática predominantemente adotada pelos dois professores, que estabeleceram uma abordagem comunicativa interativa/de autoridade. Questionamentos e resolução de exercícios foram realizados durante as aulas, e possibilitaram interações entre professores e estudantes, mas isso não foi suficiente para desencadear um processo dialógico de construção de significados para o conceito de equilíbrio químico. Em geral, os padrões de interação estabelecidos nas aulas se limitaram às tríades I-R-A (Iniciação–Resposta–Avaliação), com a identificação de poucas cadeias interativas, sendo mais usada pelos professores a iniciação de escolha, na qual os estudantes ficam limitados a optar por respostas já definidas, não expressando suas próprias ideias. Finalmente, verificamos que estratégias didáticas propostas por diferentes pesquisas encontradas na literatura para a abordagem de equilíbrio químico não parecem ter tido impacto na prática dos professores investigados.

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Biografia do Autor

Joseane da Conceição Soares da Silva, Escola Nossa Senhora da Conceição

Licenciada em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE). Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente integrante do Núcleo de Pesquisa em Didática e Conceituação em Ciências (NUPEDICC) e professora de Química na Escola Nossa Senhora da Conceição (Olinda-PE).

Edenia Maria Ribeiro do Amaral, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), mestrado em Tecnologias Energéticas Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco (1992), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), com estágio doutoral na University of Leeds - UK (2002-2003). Pós-doutorado no Centre for Studies in Science and Mathematics Education na University of Leeds (2009-2010). Professora Associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e no Curso de Licenciatura em Química. Vem desenvolvendo pesquisas na área de Ensino de Ciências, com ênfase no Ensino-Aprendizagem de Química, atuando principalmente com relação aos seguintes temas de interesse: perfil conceitual, linguagem e cognição em sala de aula, contextualização e relação entre conhecimento científico e aspectos socioculturais que emergem no ensino-aprendizagem de ciências. Coordena o NUPEDICC - Núcleo de Pesquisa em Didática e Conceituação em Ciência - UFRPE, www.nupedicc.com.br

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Publicado

2017-12-20

Como Citar

Silva, J. da C. S. da, & Amaral, E. M. R. do. (2017). Uma Análise de Estratégias Didáticas e Padrões de Interação Presentes em Aulas sobre Equilíbrio Químico. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 17(3), 985–1009. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017173985