A Identificação Profissional em um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: Quem Quer Ser um Professor?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u10831109

Palavras-chave:

atratividade docente, engajamento acadêmico, identidade docente, formação docente, evasão universitária

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar indicadores de identificação profissional de licenciados com as quatro áreas de atuação do biólogo, e sua repercussão nas intenções profissionais de alunos egressos de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Para tanto, realizamos uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, através da análise de conteúdo temático-categorial a partir de questionários aplicados a 97 egressos do curso, e entrevistando 11 desses participantes. Como principais resultados verificamos que 62% dos licenciados concluíram o curso sem planejar se tornar professor, apresentando intenções formativo-profissionais majoritariamente voltadas à pesquisa na área de Meio Ambiente e Biodiversidade. Essa constatação se relaciona com outros aspectos analisados, como a identificação prévia, pois muitos dos participantes relataram já iniciar o curso sem uma identificação com a docência, situação que leva poucos licenciandos a buscarem estágios extracurriculares da área de Educação (33%). Tal distanciamento se mostrou amplificado pela experiência negativa nos estágios supervisionados obrigatórios, que apresentaram pouca articulação entre a universidade e a escola, reduzindo seu potencial de identificação com a docência. Esses resultados evidenciam e dimensionam as dificuldades que as Licenciaturas em Ciências Biológicas enfrentam para estimular o envolvimento dos alunos com a identidade profissional do campo pedagógico.

Biografia do Autor

  • Ravi Cajú Duré, Universidade Federal da Paraíba

    Doutor em Educação (PPGE/UFPB). Mestre em Educação (PPGE\UFPB). Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (IFRN). Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas (UFPB). Pedagogo (FAEL). Possui experiência docente na Educação Básica (Ensino Médio e Fundamental II), e no Ensino Superior na área de Educação. Atualmente trabalha como educador ambiental na Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba (SUDEMA/PB), e desenvolve pesquisas no grupo GPEBioMA/UFPB (Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental, Ensino de Biologia e Malacologia). Tem interesse nas áreas de Didática das Ciências; Educação Ambiental; Currículo; Formação de Professores de Ciências e Biologia; Metodologias de Pesquisa Qualitativa e Mista.

     
  • Maria José Dias de Andrade, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

    Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB, 2022). Mestra em Educação (PPGE/UFPB, 2018). Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN, 2018). Especialista em Produção de Material Didático para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) (UFPB, 2016). Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas (UFPB, 2015) e Pedagogia (FAEL, 2021). Atualmente é Professora Substituta na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), trabalhando com as disciplinas de Estágio Supervisionado em Ciências I e II, Estágio Supervisionado em Biologia I e II, Instrumentação para Ensino II, Ciência e Ética no contexto do biólogo, e Monografia. Atua como Professora Especialista da área de Ciências da Natureza (Química e Biologia) no Programa Universidade para Todos (UPT). É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental, Ensino de Ciências/Biologia e Malacologia (GPEBioMA-UFPB), e tem atuado nos seguintes temas: Educação, Ensino de Ciências, Ensino de Biologia, Alfabetização Científica, Formação de Professores e Modalidades Didáticas.

  • Francisco José Pegado Abílio, Universidade Federal da Paraíba

    Professor Titular do Departamento de Metodologia da Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Ciências Biológicas pela UFPB (1994), Licenciado em Ciências Biológicas pela UFPB (2001), Mestre em Ciências Biológicas (Zoologia) pela UFPB (1997), Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - São Paulo) (2002) e Pós-Doutor em Educação (Educação Ambiental) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT - Cuiabá, 2011) sob a supervisão da Profa. Dra. Michèle Sato. Tem atuado nos seguintes temas: Educação e Meio Ambiente; Educação Ambiental (Formal, Não Formal e Informal); Ensino de Biologia e Ciências; Formação Continuada de Professores; Estágio Supervisionado em Docência no ensino de Ciências e Biologia; Formação Docente: educação permanente, (re)profissionalização docente; Educação Contextualizada para o semiárido e Bioma Caatinga. Também tem experiências na área de Ecologia da Caatinga (Ecologia de Ecossistemas Límnicos) e Malacologia (biologia, ecologia, taxonomia e EtnoMalacologia). Lider do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental, Ensino de Ciências/Biologia e Biodiversidade Malacológica (GPEBioMA), cadastrado no CNPq e reconhecido pela UFPB. Orienta no Mestrado e Doutorado em Educação - PPGE/CE/UFPB

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Publicado

2023-11-21

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Seção

Artigos

Como Citar

A Identificação Profissional em um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: Quem Quer Ser um Professor?. (2023). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e46357, 1-27. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u10831109