Grupos de trabalho para uma aprendizagem colaborativa aplicados no Percurso Formativo do GIZ/PROGRAD/UFMG

Autores

  • Maria de Lourdes Coelho Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2013.1995

Palavras-chave:

Grupo de trabalho, Técnica de dinâmica de grupo, Técnica de ensino

Resumo

Este trabalho apresenta o relato e a análise do desenvolvimento de Grupos de Trabalho (GTs), durante o Percurso Formativo, que consiste em um programa de formação continuada oferecido aos docentes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), promovido pelo GIZ (Rede de Desenvolvimento de Práticas de Ensino Superior), vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Os GTs foram umas das atividades formativas oferecidas na modalidade semipresencial. No desenrolar do presente artigo, descrevemos as atividades desenvolvidas presencialmente nos GTs de avaliação educacional, planejamento de ensino, metodologia de ensino e de tecnologias. Foram descritas as técnicas de dinâmicas de grupo e de ensino aplicadas nos encontros presenciais dirigidos pelos integrantes da equipe de formação do GIZ, bem como o resultado observado e descrito nos registros das avaliações dos participantes. Por fim, apresentamos algumas considerações sobre a utilização das referidas técnicas na socialização, integração e troca de experiências entre os professores de diferentes áreas do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Coelho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutora e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - FaE - UFMG (2001); Especialista em Educação a Distância pela UnB (2001); Pedagoga pela Faculdade de Educação /UFMG (1990). 

Downloads

Publicado

2013-10-15

Como Citar

COELHO, M. de L. Grupos de trabalho para uma aprendizagem colaborativa aplicados no Percurso Formativo do GIZ/PROGRAD/UFMG. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 3, p. 21–30, 2013. DOI: 10.35699/2237-5864.2013.1995. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1995. Acesso em: 26 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos