Encontros presenciais e ambiente virtual de aprendizagem na formação em docência do ensino superior

  • Zulmira Medeiros Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5953-941X
  • Maria de Lourdes Coelho Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.
Palavras-chave: Formação Docente, Semipresencial, Ambiente virtual

Resumo

Este texto apresenta, de forma predominantemente descritiva, a estrutura semipresencial da Formação em Docência do Ensino Superior ofertada pelo Giz. É caracterizada a organização dos encontros presenciais e do ambiente virtual de aprendizagem, buscando considerar a articulação que se estabelece entre as atividades de uma e outra instância. A experiência tem mostrado a importância desse encadeamento entre as atividades online e os momentos presenciais, bem como a formação didático-tecnológica que é favorecida pela metodologia e pelos recursos utilizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zulmira Medeiros, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutora em Educação pela FaE-UFMG (2011), Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG (2005), com graduação em Pedagogia pela UFMG (2001). É pedagoga na UFMG, na Pró-Reitoria de Graduação - Diretoria de Inovações e Metodologias de Ensino, onde faz parte da equipe editorial da Revista Docência do Ensino Superior e das assessorias pedagógicas aos docentes. Possui estudos e trabalhos nas seguintes temáticas: avaliação da aprendizagem; didática do ensino superior; teorias da aprendizagem no ensino superior; tecnologias digitais como recursos pedagógicos na educação básica e no ensino superior.

Maria de Lourdes Coelho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutora e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - FaE - UFMG (2001); Especialista em Educação a Distância pela UnB (2001); Pedagoga pela Faculdade de Educação /UFMG (1990).

Referências

BRASIL. Decreto 6.096 de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Apoio e Expansão das Universidades Federais – Reuni. Brasília: MEC, 2007.

CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. Coordenação da tradução Fabiana Komesu. São Paulo: Contexto, 2004.

GIL, Antônio Carlos. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2007.

GIL, Antônio Carlos. Metodologia do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2011.

LIMA, Maria de Lourdes Rocha. Memória de professores: uma experiência de pesquisa na formação de professores de Ensino Superior. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, p. 89-98, set./dez. 2006.

MEDEIROS, Zulmira et al. Aprendizagem colaborativa em cursos semipresenciais de formação em docência do ensino superior. Revista Docência do Ensino Superior, n. 2, v. 1, 2012. Disponível em: <http://giz.lcc.ufmg.br/revista/index.php/RevistaGIZ/article/view/36>. Acesso em: 25 mar. 2013.

MORAES, Maria Cândida. Educação à distância e a ressignificação dos paradigmas educacionais: fundamentos teóricos e epistemológicos. In: MORAES, Maria Cândida; PESCE, Lúcia; BRUNO, Adriana Rocha (Org.). Pesquisando fundamentos para novas práticas na educação online. São Paulo: RG Editores, 2008.

NÓVOA, Antonio. Professores: Imagens do futuro presente. Universidade de Lisboa. Lisboa: Educa, 2009.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2005.

RAMAL, Andrea Cecília. Educação com tecnologias digitais: uma revolução epistemológica em mãos do desenho instrucional. In: SILVA, Marco. Educação online. São Paulo: Edições Loyola, 2003. p. 183-198.

SAVIANI, Demerval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, jan./abr. 2009.

Publicado
2014-10-15
Como Citar
MEDEIROS, Z.; COELHO, M. DE L. Encontros presenciais e ambiente virtual de aprendizagem na formação em docência do ensino superior. Revista Docência do Ensino Superior, v. 4, p. 47-72, 15 out. 2014.
Edição
Seção
Artigos