Depoimentos de grandes mestres que fazem parte da história da UFMG

  • Maria de Lourdes Coelho Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Palavras-chave: Trabalho docente, Formação de professores, Ensino superior

Resumo

Neste artigo, apresentamos os depoimentos de cinco professores aposentados pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Todos eles declararam que o trabalho docente passou a ocupar parte significativa de suas vidas e que não deixaram de ser professores ao se aposentarem. De modo geral, demonstraram-se realizados com a profissão exercida na universidade e destacaram a necessidade de ampliação da discussão sobre a questão da docência como um todo e dos programas de formação de professores universitários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Coelho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Pedagoga com graduação, mestrado e o doutorado na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG.  Ocupa o cargo de Pedagoga do corpo técnico da UFMG.

Referências

BRASIL. Decreto 6.096 de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de reestruturação e Apoio e Expansão das Universidades Federais – REUNI. Brasília: MEC, 2007.

COELHO, Maria de Lourdes. O processo de constituição da docência universitária: o Reuni na UFMG. 2012. 268 f. Tese (Doutorado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.

CRISTO, Fernanda. Perfil Beatriz Alvarenga: ela desafia a lei da Física. Diversa – Revista da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, n. 20, ano 12, abr. 2013.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Graduação/pós-graduação: a busca de uma relação virtuosa. Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 88, p. 777-793, Especial - Out. 2004.

ESCRITÓRIO DE ARTE. Yara Tupynambá. Disponível em <https://www.escritoriodearte.com/artista/yara-tupynamba/>. Acesso em: 12 jun. 2011.

Publicado
2016-05-23
Como Citar
COELHO, M. DE L. Depoimentos de grandes mestres que fazem parte da história da UFMG. Revista Docência do Ensino Superior, v. 6, n. 1, p. 245-264, 23 maio 2016.
Seção
Sucessos do Ofício