Depoimentos de grandes mestres que fazem parte da história da UFMG

  • Maria de Lourdes Coelho Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.
Palavras-chave: Trabalho docente, Formação de professores, Ensino superior

Resumo

Neste artigo, apresentamos os depoimentos de cinco professores aposentados pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Todos eles declararam que o trabalho docente passou a ocupar parte significativa de suas vidas e que não deixaram de ser professores ao se aposentarem. De modo geral, demonstraram-se realizados com a profissão exercida na universidade e destacaram a necessidade de ampliação da discussão sobre a questão da docência como um todo e dos programas de formação de professores universitários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Coelho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Pedagoga com graduação, mestrado e o doutorado na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG.  Ocupa o cargo de Pedagoga do corpo técnico da UFMG.

Referências

BRASIL. Decreto 6.096 de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de reestruturação e Apoio e Expansão das Universidades Federais – REUNI. Brasília: MEC, 2007.

COELHO, Maria de Lourdes. O processo de constituição da docência universitária: o Reuni na UFMG. 2012. 268 f. Tese (Doutorado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.

CRISTO, Fernanda. Perfil Beatriz Alvarenga: ela desafia a lei da Física. Diversa – Revista da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, n. 20, ano 12, abr. 2013.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Graduação/pós-graduação: a busca de uma relação virtuosa. Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 88, p. 777-793, Especial - Out. 2004.

ESCRITÓRIO DE ARTE. Yara Tupynambá. Disponível em <https://www.escritoriodearte.com/artista/yara-tupynamba/>. Acesso em: 12 jun. 2011.

Publicado
2016-05-23
Como Citar
COELHO, M. DE L. Depoimentos de grandes mestres que fazem parte da história da UFMG. Revista Docência do Ensino Superior, v. 6, n. 1, p. 245-264, 23 maio 2016.
Seção
Sucessos do Ofício