Carreras de Ciencias de la Salud

integración y responsabilidad social en el enfrentamiento de la pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24767

Palabras clave:

Educación, Salud, Educación interprofesional, Pandemia

Resumen

La pandemia COVID-19 afectó a las carreras de pregrado en salud que enfrentaron un dilema sobre cómo conciliar la responsabilidad social de participar en la atención de la salud de la población en el municipio y en el estado con las demandas de bioseguridad que plantea la pandemia. En la Universidad Federal de Minas Gerais (UFMG) hay 14 carreras en el campo de la Salud que comparten el mismo espacio, los mismos recursos y las mismas políticas académicas. Pensar juntos en los desafíos vividos es un movimiento de solidaridad, integración y cohesión. El propósito de este artículo es reportar esta experiencia. Se describe el contexto previo a la pandemia, el desempeño ante ordenanzas ministeriales, el desarrollo de lineamientos para la educación remota de emergencia y la situación de las pasantías. Se espera registrar la importancia de una acción solidaria ante las dificultades para garantizar la seguridad, equidad y calidad en la formación de los profesionales de la salud en la UFMG.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cristina Gonçalves Alvim, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professora Associada do Departamento de Pediatria, Faculdade de Medicina/UFMG. Assessora para área da Saúde da Reitoria da UFMG. Coordenadora do Comitê de Enfrentamento Coronavírus UFMG.

Adriane Mesquita de Medeiros , Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professora Adjunta do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Saúde e Trabalho da UFMG, integra a Rede Latino-Americana de Especialistas em Inquéritos sobre Condições de Trabalho, Emprego e Saúde (RedECoTES).

Cláudia Freire de Andrade Morais Penna, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua no ensino, pesquisa e extensão na área de Inspeção e Tecnologia de Leite e Produtos Derivados. Coordenadora do Colegiado de Graduação em Medicina Veterinária.

Cristina Mariano Ruas, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Farmacêutica, com mestrado e doutorado em Saúde Pública. Professora da graduação em Farmácia e pós-graduação na área de Assistência Farmacêutica e Saúde Coletiva. Coordenadora do Colegiado de Graduação do curso de Farmácia da UFMG.

Ênio Lacerda Vilaça, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professor Associado do Departamento de Odontologia Restauradora FAO UFMG. Coordenador do Colegiado de Graduação em Odontologia da UFMG e Presidente do Núcleo Docente Estruturante NDE da FO UFMG. Especialista em Odontopediatria PUCMG, mestrado em Odontologia, Odontopediatria FAO UFMG e doutor em Odontologia, Clínica Integrada FO USP.

Erika Lourenço, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professora Associada no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais. É coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Ensino em História da Psicologia. Membro do grupo de pesquisa do CNPq História da Psicologia e Contexto Sociocultural. Mestrado em Psicologia Social, doutorado em Conhecimento e Inclusão Social em Educação.

Fabiane Ribeiro Ferreira , Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professora Adjunta do Departamento de Fisioterapia da UFMG e do Programa de Pós-graduação em Estudos da Ocupação do Departamento de Terapia Ocupacional da UFMG. Mestrado em Ciências da Reabilitação pela UFMG (2006), doutorado em Saúde Pública pela UFMG (2010) e pós-doutorado em Ciências da Reabilitação – UFMG (2014).

Fabíola Carvalho de Almeida Lima Baroni , Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Coordenadora do Colegiado de Graduação e Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Enfermagem. Especialista em Saúde Pública, mestre e doutora em Saúde e Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Adjunta no Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da UFMG.

Luciene das Graças Mota, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professora Associada do Departamento de Anatomia em Imagem da Faculdade de Medicina/UFMG. Coordenadora do Curso de Tecnologia em Radiologia. Possui experiência em Radiofarmácia e desenvolve atividades de pesquisa e extensão em Medicina Nuclear. Mestrado e doutorado em Ciências e Técnicas Nucleares/UFMG.

Maria Gabrielle de Lima Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestrado (2008) e doutorado (2013) em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Farmacologia Clínica (2007) e em Citologia Clínica (2019). Subcoordenadora de Colegiado de Graduação do Curso de Biomedicina e Conselheira Municipal de Saúde de Belo Horizonte.

Maria José Nunes de Paiva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Farmacêutica habilitada em Análises Clínicas. Mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas e doutorado em Química Analítica. Professora Adjunta na Faculdade de Farmácia/UFMG. Coordena o Colegiado de Biomedicina e tem experiência na área de biomarcadores da exposição à toxicantes.

Paula Maria Machado Arantes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professora Adjunta do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. Mestre e doutora em Ciências da Reabilitação pela UFMG e especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

Rita de Cássia Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professora do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Coordenadora do Colegiado de Graduação em Nutrição. Pesquisadora Associada da Rede Ibero-Americana de Pesquisa Qualitativa em Alimentação e Saúde.

Rosangela Gomes da Mota de Souza , Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduada em Terapia Ocupacional (USP-SP, 1997), mestre em Psicologia (USP-SP, 2002), doutora em Ciências da Saúde (UNIFESP-SP, 2014), pós-doutorado em Terapia Ocupacional Social (UFSCAR-SP, 2016). Coordenadora do Colegiado de Graduação do Departamento de Terapia Ocupacional (UFMG), tutora no PET Saúde Interprofissionalidade.

Sônia Maria Nunes Viana , Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Mestre em Enfermagem (UFMG), graduada em Enfermagem (PUC Minas), pós-graduada em Formação Profissional em Saúde (Fiocruz), em Docência do Ensino Superior (UnilesteMG) e Administração Hospitalar (São Camilo). Coordenadora do Colegiado de Gestão de Serviços de Saúde da UFMG desde 2016 com desenvolvimentos de disciplinas, extensão e pesquisa na área de auditoria, gestão hospitalar e gestão acadêmica. Coordenadora da UaB no âmbito da UFMG.

Taciana de Figueiredo Soares, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professora Associada do Departamento de Propedêutica Complementar, Faculdade de Medicina/UFMG. Coordenadora do Colegiado do Curso de Medicina/UFMG. Coordenadora do Curso de Medicina/UFMG e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso.

Citas

ALVIM, Cristina Gonçalves. Conferência Livre vai formular propostas para o fortalecimento do SUS. Universidade Federal de Minas Gerais [online], Belo Horizonte, 9 abr. 2019a. Entrevista concedida à Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG. Disponível em: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/conferencia-livre-vai-formular-propostas-para-o-fortalecimento-do-sus. Acesso em: 21 ago. 2020.

ALVIM, Cristina Gonçalves. Programa da UFMG e da PBH forma para trabalho colaborativo em saúde. Universidade Federal de Minas Gerais [online], Belo Horizonte, 31 jan. 2019b. Entrevista concedida ao Centro de Comunicação da UFMG. Disponível em: https://www.medicina.ufmg.br/programa-da-ufmg-e-da-pbh-forma-para-trabalho-colaborativo-em-saude-2/. Acesso em: 21 ago. 2020.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Lei de Estágios. Diário Oficial da União, Brasília, 26 set. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 16 ago. 2020.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Relatório da 16ª Conferência Nacional de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde/Conselho Nacional de Saúde, 2019.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. ANVISA. Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA nº 04/2020. Orientações para serviços de saúde: medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (SARS-Cov-2). Brasília: ANVISA, 31 mar. 2020a. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/arquivos-noticias-anvisa/814json-file-1. Acesso em: 17 ago. 2020.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Recomendação nº 048. Brasília: Conselho Nacional de Saúde, 1 jul. 2020b. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/recomendacoes-cns/1250-recomendacao-n-048-de-01-de-julho-de-2020. Acesso em: 17 ago. 2020.

BRASIL. Governo Federal. Medida Provisória nº 934, de 1º de abril de 2020. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, 1 abr. 2020c. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591. Acesso em: 16 ago. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, 18 mar. 2020d. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 16 ago. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 356, de 20 de março de 2020. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, 20 mar. 2020e. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-356-de-20-de-marco-de-2020-249090908. Acesso em: 16 ago. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 383, de 9 de abril de 2020. Diário Oficial da União, Brasília, 13 abr. 2020f. Disponível em: https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/3097/portaria-mec-n-383-2020. Acesso em: 16 ago. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Edital nº 4, de 31 de março de 2020. Diário Oficial da União: seção 3, Brasília, 1 abr. 2020g. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-4-de-31-de-marco-de-2020-250707765. Acesso em: 16 ago. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 492, de 23 de março de 2020. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, 23 mar. 2020h. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-492-de-23-de-marco-de-2020-249317442. Acesso em: 16 ago. 2020.

CECCIM, Ricardo Burg. Conexões e fronteiras da interprofissionalidade: forma e formação. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [online], Botucatu, v. 22, supl. 2, p. 1739-1749, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601739&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 16 ago. 2020. ISSN 1807-5762. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622018.0477.

COSTA, Dayane Aparecida Silva; SILVA, Roseli Ferreira da; LIMA, Valéria Vernaschi; RIBEIRO, Eliana Cláudia Otero. Diretrizes curriculares nacionais das profissões da Saúde 2001-2004: análise à luz das teorias de desenvolvimento curricular. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [online], Botucatu, v. 22, n. 67, p. 1183-1195, dez. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000401183&tlng=pt. Acesso em: 16 ago. 2020. ISSN 1807-5762. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0376.

LIMA, Valéria Vernaschi. Competência: distintas abordagens e implicações na formação de profissionais de saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [online], Botucatu, v. 9, n. 17, p. 369-379, ago. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832005000200012&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 16 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32832005000200012.

MIRANDA, Fernanda Moura D’Almeida; SANTANA, Leni de Lima; PIZZOLATO, Aline Cecília; SARQUIS, Leila Maria Mansano. Condições de trabalho e o impacto na saúde dos profissionais de enfermagem frente a covid-19. Cogitare Enfermagem [online], v. 25, maio 2020. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/72702. Acesso em: 16 ago. 2020. ISSN 2176-9133. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v25i0.72702.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. 128p.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. OMS. Marco para ação em educação interprofissional e prática colaborativa. Genebra (Suíça): Organização Mundial da Saúde, Departamento de Recursos Humanos para a Saúde, 2010. Disponível em: http://www.fnepas.org.br/oms_traduzido_2010.pdf. Acesso em: 13 mar. 2020.

PEDUZZI, Marina; NORMAN, Ian James; GERMANI, Ana Claudia Camargo Gonçalves; SILVA, Jaqueline Alcântara Marcelino da; SOUZA, Geisa Colebrusco de. Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 47, n. 4, p. 977-983, ago. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000400977&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 16 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0080-623420130000400029.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução nº 02, de 9 de julho de 2020. Belo Horizonte: Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2020a. Disponível em: https://ufmg.br/storage/7/2/7/c/727cdac040b9f81d6c3a531b0e3cafe7_15944093123508_526377393.pdf. Acesso em: 16 ago. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Pró-Reitoria de Graduação. Comunicado. Atuação dos estudantes da área da saúde no combate à Covid-19, de 2 de abril de 2020. Belo Horizonte: Pró-Reitoria de Graduação, 2020b. Disponível em: https://www2.ufmg.br/prograd/prograd/Pro-Reitoria-de-Graduacao/Publicacoes/Oficios-Circulares-Comunicados-e-Informacoes/2020. Acesso em: 16 ago. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Pró-Reitoria de Graduação. Comunicado. Atuação dos estudantes da área da saúde no combate à Covid-19, de 9 de abril de 2020. Belo Horizonte: Pró-Reitoria de Graduação, 2020c. Disponível em: https://www2.ufmg.br/prograd/prograd/Pro-Reitoria-de-Graduacao/Publicacoes/Oficios-Circulares-Comunicados-e-Informacoes/2020. Acesso em: 16 ago. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Pró-Reitoria de Graduação. Ofício nº 6, de 30 de março de 2020. Belo Horizonte: Pró-Reitoria de Graduação, 2020d. Disponível em: https://www2.ufmg.br/prograd/prograd/Pro-Reitoria-de-Graduacao/Publicacoes/Oficios-Circulares-Comunicados-e-Informacoes/2020. Acesso em: 16 ago. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Reitoria. Portaria nº 1819, de 18 de março de 2020. Belo Horizonte: Reitoria, 2020e. Disponível em: https://ufmg.br/storage/9/d/5/b/9d5bff9213dc34c2ed1763bb4c4143ea_15845832990431_378828222.pdf. Acesso em: 16 ago. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Reitoria. Portaria nº 2295, de 16 de abril de 2020. Belo Horizonte: Reitoria, 2020f. Disponível em: https://sei.ufmg.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&codigo_verificador=0103248&codigo_crc=934A94E3&hash_download=df49e4068e3d3feca10042222e7a0f198c12de55ec9a29b7ee47e378f2dd00ac85f829ffcccfd0f073ca3ba7bbb4623d8e2ad47d5e8ece95802d0e9cd2bf7a84&visualizacao=1&id_orgao_acesso_externo=0. Acesso em: 16 ago. 2020.

WERNECK, Guilherme Loureiro; CARVALHO, Marilia Sá. A pandemia de COVID-19 no Brasil: crônica de uma crise sanitária anunciada. Cadernos de Saúde Pública [online], v. 36, n. 5, e00068820, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2020000500101&tlng=pt. Acesso em: 16 ago. 2020. ISSN 1678-4464. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311X00068820.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. WHO. Considerations in adjusting public health and social measures in the context of COVID-19: interim guidance. Genebra (Suíça), 16 abr. 2020. Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/331773. Acesso em: 15 ago. 2020. License: CC BY-NC-SA 3.0 IGO.

Cursos da Saúde: integração e responsabilidade social no enfrentamento da pandemia

Publicado

2020-12-20

Cómo citar

ALVIM, C. G. .; MEDEIROS , A. M. de; PENNA, C. F. de A. M.; RUAS, C. M.; VILAÇA, Ênio L.; LOURENÇO, E.; FERREIRA , F. R.; BARONI , F. C. de A. L.; MOTA, L. das G.; ROCHA, M. G. de L.; PAIVA, M. J. N. de; ARANTES, P. M. M.; RIBEIRO, R. de C. .; SOUZA , R. G. da M. de; VIANA , S. M. N.; SOARES, T. de F. Carreras de Ciencias de la Salud: integración y responsabilidad social en el enfrentamiento de la pandemia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–21, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.24767. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24767. Acesso em: 30 jun. 2024.

Número

Sección

Sección especial: enseñanza en educación superior en tiempos de pandemia

Artículos más leídos del mismo autor/a