A criança hospitalizada e a ludicidade

Autores

  • Liriah Rodrigues Burmann Alves Escola Superior em Ciências da Saúde, Curso de Graduação em Enfermagem, Brasília DF , Brazil, Escola Superior em Ciências da Saúde – ESCS, Curso de Graduação em Enfermagem. Brasília, DF – Brasil http://orcid.org/0000-0002-5589-9960
  • Ana Socorro Moura Escola Superior em Ciências da Saúde, Curso de Graduação em Enfermagem, Brasília DF , Brazil, Escola Superior em Ciências da Saúde – ESCS, Curso de Graduação em Enfermagem. Brasília, DF – Brasil http://orcid.org/0000-0001-8297-4156
  • Manuela Costa Melo Escola Superior em Ciências da Saúde, Curso de Graduação em Enfermagem, Brasília DF , Brazil, Escola Superior em Ciências da Saúde – ESCS, Curso de Graduação em Enfermagem. Brasília, DF – Brasil http://orcid.org/0000-0002-2018-1801
  • Frederico Caetano Moura Centro de Ensino Unificado de Brasília, Curso de Graduação em Medicina, Brasília DF , Brazil, Centro de Ensino Unificado de Brasília – UNICEUB, Curso de Graduação em Medicina. Brasília, DF – Brasil http://orcid.org/0000-0003-3016-1158
  • Petruza Damaceno Brito Escola Superior em Ciências da Saúde, Curso de Graduação em Enfermagem, Brasília DF , Brazil, Escola Superior em Ciências da Saúde – ESCS, Curso de Graduação em Enfermagem. Brasília, DF – Brasil http://orcid.org/0000-0002-1974-606X
  • Ludmila Caetano Moura Secretaria de Estado de Justiça Governo do Distrito Federal, Núcleo de Atendimento Psicossocial às famílias, Brasília DF , Brazil, Secretaria de Estado de Justiça Governo do Distrito Federal, Núcleo de Atendimento Psicossocial às famílias. Brasília, DF – Brasil http://orcid.org/0000-0002-2790-2966

DOI:

https://doi.org/10.5935/1415-2762.20190041

Palavras-chave:

Enfermagem Pediátrica, Criança Hospitalizada, Pais, Cuidados de Enfermagem, Pesquisa Qualitativa

Resumo

Objetivo: compreender o lúdico no contexto hospitalar da criança. Método: estudo de abordagem qualitativa, caráter exploratório-descritivo, realizado em hospital público do Distrito Federal, entre janeiro e abril de 2017. Foram realizadas entrevistas com 17 responsáveis de crianças hospitalizadas. Todos os depoimentos foram gravados, transcritos e submetidos à análise de conteúdo temático. Resultados: os dados coletados incidiram em duas temáticas, entre as quais o sentimento do cuidador em relação à hospitalização e a atitude da criança durante a hospitalização. Compreendeu-se que o impacto biopsicossocial da criança hospitalizada interfere no seu restabelecimento e a estratégia do emprego dos recursos lúdicos oportuniza espaço para expressar seus sentimentos. Considerações finais: o lúdico constituiu-se em uma estratégia que permitiu reconhecer a maneira como a criança lida com suas emoções bem como num mecanismo para auxiliar seu enfrentamento à nova situação.

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Publicado

07-10-2019

Edição

Seção

Pesquisa

Como Citar

1.
A criança hospitalizada e a ludicidade. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 7º de outubro de 2019 [citado 2º de fevereiro de 2025];23(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49777

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