Metodologias inovadoras na formação de nível médio em saúde

Autores

  • Fabíola Carvalho de A. Lima Baroni EEUFMG, fabiolabaroni@gmail.com
  • Paula Cambraia de Mendonça Vianna EEUFMG, paulacmv@gmail.com
  • Suelene Coelho EEUFMG, suelenecoelho@hotmail.com

Palavras-chave:

metodologia, educação em enfermagem, recursos humanos

Resumo

A Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG) incorporou-se à formação de trabalhadores de nível médio há mais de 25 anos, em consonância com os movimentos na área da saúde e enfermagem. O objetivo com este estudo foi analisar a proposta metodológica utilizada pela EEUFMG em parceria com o Ministério da Saúde, tendo como referência o instrumento de avaliação do curso aplicado nas turmas de alunos (técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde). Na construção dos currículos, foi utilizada a concepção pedagógica crítico-reflexiva, e sua organização possibilitou a articulação entre teoria e prática e a interdisciplinaridade dos conteúdos. Na construção do modelo avaliativo, utilizou-se uma concepção de avaliação que supera a ênfase na mensuração, descrição e julgamento. Como resultado, observou-se que a maior parte dos alunos apontou a metodologia problematizadora e a organização curricular integrada como principais fatores que facilitaram o processo de ensino-aprendizagem.

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Publicado

01-12-2011

Como Citar

1.
Baroni FC de AL, Vianna PC de M, Coelho S. Metodologias inovadoras na formação de nível médio em saúde. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de dezembro de 2011 [citado 28º de junho de 2024];15(4). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50361

Edição

Seção

Relato de Experiencia

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