Conteúdos de urgência/emergência na formação do enfermeiro generalista

Autores

  • Luiz Alves Morais Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Faculdade de Enfermagem, Natal RN , Brazil, Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto. Universidade Federal de Rio Grande do Norte - UFRN, Faculdade de Enfermagem. Natal, RN - Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Jussara Gue Martini Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação, Florianópolis SC , Brazil, Enfermeira. Doutora em Educação. Professora Associada. Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Departamento de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação. Florianópolis, SC - Brasil, Universidade Federal de Santa Catarina
  • Daniele Delacanal Lazzari UFSC, Departamento de Enfermagem, Florianópolis SC , Brazil, Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta. UFSC, Departamento de Enfermagem. Florianópolis, SC - Brasil, Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mara Ambrosina de Oliveira Vargas UFSC, Departamento de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis SC , Brazil, Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta. UFSC, Departamento de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Florianópolis, SC - Brasil, Universidade Federal de Santa Catarina
  • Vânia Marli Schubert Backes UFSC, Departamento de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis SC , Brazil, Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada. UFSC, Departamento de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Florianópolis, SC - Brasil, Universidade Federal de Santa Catarina
  • Glaucea Maciel de Farias UFRN, Departamento de Enfermagem, Natal RN , Brazil, Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada. UFRN, Departamento de Enfermagem. Natal, RN - Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5935/1415-2762.20170016

Palavras-chave:

Ensino, Enfermagem, Currículo, Emergência, Prática Profissional, Educação em Enfermagem

Resumo

Trata-se de estudo de caso único, analítico, com abordagem qualitativa, que objetivou conhecer os conteúdos de urgência e emergência ensinados em um curso de graduação em Enfermagem. A coleta de dados ocorreu de agosto a dezembro de 2014. Foram entrevistados 13 professores; observadas 18 aulas teórico-práticas de laboratório; e analisados 13 planos de ensino de disciplinas do curso, além do projeto pedagógico. A partir da análise de conteúdo, emergiram três categorias: critérios utilizados para a escolha dos conteúdos a serem trabalhados; conteúdos das aulas teóricas, aulas práticas de laboratório e aulas teórico-práticas: distribuição por período/fase; e conteúdos ministrados nas atividades teórico-práticas no serviço: dependência da demanda. Identificou-se a necessidade de aprofundar a discussão sobre os conteúdos a serem trabalhados, principalmente na definição daquilo que é prioritário, evitando a mera instrumentalização dos alunos alijada de raciocínio crítico, desenvolvendo as competências propostas para o perfil do egresso.

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Publicado

03-08-2017

Edição

Seção

Pesquisa

Como Citar

1.
Conteúdos de urgência/emergência na formação do enfermeiro generalista. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 3º de agosto de 2017 [citado 15º de janeiro de 2025];21(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49885

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