A arte de territorializar a universidade
Relato de uma experiência
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.53821Palavras-chave:
Território, Extensão, Saberes TradicionaisResumo
Sob a forma de relato afetivo, apresentamos nossa experiência na disciplina Saberes e fazeres da terra, ofertada pela Formação Transversal em Saberes Tradicionais da Universidade Federal de Minas Gerais. Por compreender uma viagem com um grupo de discentes, docentes e mestres/mestras de saberes tradicionais de Minas Gerais para vivência prático-pedagógica em dois territórios ao Sul da Bahia, a disciplina apontou caminhos promissores para a confluência de ensino, extensão e interiorização da universidade. O artigo objetiva caracterizar o gesto de territorializar a universidade por meio de uma práxis curricular descolonizadora que dialoga e constrói conhecimento juntamente com intelectuais orgânicos e ciências do cosmo vivo e, mais especificamente, nos territórios, ao propor deslocamentos iconográficos e epistêmicos.
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