A arte de territorializar a universidade

Relato de uma experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.53821

Palavras-chave:

Território, Extensão, Saberes Tradicionais

Resumo

Sob a forma de relato afetivo, apresentamos nossa experiência na disciplina Saberes e fazeres da terra, ofertada pela Formação Transversal em Saberes Tradicionais da Universidade Federal de Minas Gerais. Por compreender uma viagem com um grupo de discentes, docentes e mestres/mestras de saberes tradicionais de Minas Gerais para vivência prático-pedagógica em dois territórios ao Sul da Bahia, a disciplina apontou caminhos promissores para a confluência de ensino, extensão e interiorização da universidade. O artigo objetiva caracterizar o gesto de territorializar a universidade por meio de uma práxis curricular descolonizadora que dialoga e constrói conhecimento juntamente com intelectuais orgânicos e ciências do cosmo vivo e, mais especificamente, nos territórios, ao propor deslocamentos iconográficos e epistêmicos.

Referências

BABAU, Cacique. É a terra que nos organiza. Belo Horizonte: Escola de Arquitetura da UFMG, 2022.

BELTING, Hans. O fim da história da arte. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

CARVALHO, José Jorge de. Notório saber para os mestres e mestras dos povos e comunidades tradicionais: uma revolução no mundo acadêmico brasileiro. Revista da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 54–77, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/29103. Acesso em: 10 jul. 2024.

COLEGIADO ESPECIAL DAS FORMAÇÕES TRANSVERSAIS. CEFT. Pró-reitoria de Graduação – PROGRAD. Projeto da Formação Transversal em Saberes Tradicionais. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2022. Disponível em: https://www.ufmg.br/prograd/arquivos/FT/ProjSaberesTradicionais. Acesso em: 10 jul. 2024.

FERREIRA, Joelson; FELÍCIO, Erahsto. Por terra e território: caminhos da revolução dos povos no Brasil. Arataca: Teia dos Povos, 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 36. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2003.

HÃMHI Terra Viva. Projeto de formação de agentes agroflorestais e viveiristas indígenas Tikmũ’ũn. Instituto Opaoká, Ministério Público de Minas Gerais. 2023. Disponível em: https://www.hamhi.org/. Acesso em: 22 jul. 2024.

hooks, b. A construção de uma comunidade pedagógica: um diálogo. In: hooks, b. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

GASPARINO, Isabel Casimira; TORRES, Júnia. O Reino nas ruas. Piseagrama, Belo Horizonte, n. 15, p. 2-9, dez. 2021. Disponível em: https://piseagrama.org/artigos/o-reino-nas-ruas/. Acesso em: 10 jul. 2024.

GUIMARÃES, César et al. Por uma universidade pluriepistêmica: a inclusão de disciplinas ministradas por mestres dos saberes tradicionais e populares na UFMG. Tessituras, Pelotas, v. 4, n. 2, p. 179-201, jul./dez. 2016. Disponível em: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/tessituras/article/view/494/451. Acesso em: 20 jul. 2024.

MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar. São Paulo, Cobogó, 2021.

OLIVEIRA, Fernanda; CÉSAR, Leandro (Org.). Mato do Tição: Matição é muita gente. Associação Quilombola do Mato do Tição. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2023.

OLIVEIRA, Luciana de, Aprender a aprender sobre aliança: comunicação intermundos a partir do encontro com um casal de xamãs Kaiowá. Revista Mundaú, n. especial: Encontro de Saberes: Transversalidades e Experiências - v. 2, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/revistamundau/article/view/10901 Acesso em: 10 de jul. 2024.

OLIVEIRA, Luciana de; SANTOS, Ester Antonieta. Apresentação: à mestra com carinho, seu rosário, nosso rosário. In: OLIVEIRA, Luciana de; SANTOS, Ester Antonieta (org.). Pedrina de Lourdes Santos: meu rosário, minha guia. Belo Horizonte, Editora Selo PPGCOM/UFMG, 2022

OLIVEIRA, Joelson Ferreira. As lutas existem pela nossa terra. Belo Horizonte: Escola de Arquitetura da UFMG, 2022.

RAMOS, Cláudia Mirella; AZEVEDO, Aldemir Inácio. Tupinambá balanceia mas não cai: Identidade e espiritualidade na Serra do Padeiro/BA. Revista Calundu, v. 4, n. 2., p. 240-245, jul./dez. 2020.

REINALDIM, Ivair. Cânone(s), globalização e historiografia da arte. ARS, São Paulo, v. 19, n. 42, p. 221-260.

POLÍTICAS da terra: Encontros da universidade com os saberes e fazeres afro-indígenas. Saberestradicionais.org, 27 mai. 2024. Disponível em: https://www.saberestradicionais.org/projetos/politicas-da-terra-encontros-da-universidade-com-os-saberes-e-fazeres-afro-indigenas/. Acesso em: 10 jul. 2024.

SANTOS, Antonio Bispo. Somos da terra. Piseagrama, Belo Horizonte, n. 12, p. 44-51, ago. 2018. Disponível em: https://piseagrama.org/artigos/somos-da-terra/. Acesso em: 10 mar. 2024.

SANTOS, Antonio Bispo. Terra dá, terra quer. São Paulo: Ubu/Piseagrama, 2023.

SANTOS, Pedrina de Lourdes. Eu tenho a Africa dentro de mim. Belo Horizonte: SELO PPGCOM/UFMG, 2022.

SOUSA, Rafaela Lopes de; CAVALCANTE, Leandro Vieira. Práxis epistêmica da pedagogia do território: contribuições decoloniais à geografia. Revista Geografia, Rio Claro, v. 46, n. 1, p. 1-20, 2021. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/ageteo/article/view/15767/12177. Acesso em: 20 jun. 2024.

TUGNY, Rosângela Pereira de. Trajetória biográfica. In: OLIVEIRA, Joelson Ferreira. As lutas existem pela nossa terra. Belo Horizonte: Escola de Arquitetura da UFMG, 2022. P. 51-112.

XAKRIABÁ, Célia. Amansar o giz. Piseagrama, Belo Horizonte, n. 14, p. 110-117, jul. 2020. Disponível em: https://piseagrama.org/artigos/amansar-o-giz/. Acesso em: 12 mar. 2024.

XAKRIABÁ, Nei Leite. Ensinar sem ensinar. Piseagrama, Belo Horizonte, n. 15, dez. 2021.

Downloads

Publicado

2025-01-31

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

A arte de territorializar a universidade: Relato de uma experiência. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 15, n. 33, p. 96–127, 2025. DOI: 10.35699/2238-2046.2025.53821. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/53821. Acesso em: 12 maio. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 116

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.