AUSENTES – PROJETO CÊNICO

UMA EXPERIÊNCIA CÊNICA DO CONFLITO SOCIAL

Autores

  • Rodrigo Benza Pontificia Universidad Católica del Perú, Perú

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046..15615

Palavras-chave:

AUSENTES - Proyecto Escénico, Conflitos Sociais, Criação coletiva

Resumo

O presente texto apresenta o processo de criação da peça  AUSENTES -proyecto escénico, que teve sua estreia em março do ano 2016 e foi produzido pela  Pontificia   Universidad   Católica   del  Perú   (PUCP).   A   peça,   criada coletivamente,   apresenta   um   conflito   social   no   qual   moradores   em protesto contra a implementação de um projeto mineiro e policiais são obrigados ao confronto. O texto discorre tanto sobre o próprio processo de criação, como sobre os princípios conceituais e estéticos que o guiaram, tais como a criação coletiva, o papel do artista cidadão, a influência de elementos   de   teatralidade   andina   e   a   exploração   do   espaço compartilhado.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Benza, Pontificia Universidad Católica del Perú, Perú

    Profesor Auxiliar. Departamento de Artes Escénicas. Pontificia Universidad Católica del Perú

Referências

ARAÚJO, Antonio. O processo colaborativo no Teatro da Vertigem. Revista Sala Preta, vol. 6 2006

BENZA, Rodrigo. Sobre la obra y el proceso. AUSENTES - proyecto escénico, programa de mano. 2016a

______. Memoria 7º LABORATORIO ABIERTO Encuentro Pedagógico con Yuyachkani Agosto, 2015. Texto no publicado. 2016b

______. Memoria y teatralidad andina: Carnaval de los hijos de Accomarca. In: Memória ABRACE XVI - Anais do IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e PósGraduação em Artes Cênicas. Anais. Uberlândia(MG) UFU, 2017. Disponível em: . Acceso en: 13 de sept de 2017

COMISIÓN DE LA VERDAD Y RECONCILIACIÓN. Informe Final. 2003. Disponible en: www.cverdad.org.pe. Acceso en: 13 de sept de 2017

GARCÍA, Santiago. Teoría y práctica del teatro. Bogotá: Teatro La Candelaria, 1994

PAGET, Derek. ‘Verbatim Theatre’: Oral History and Documentary Techniques. New Theatre Quarterly, Vol. 3. 1987. Disponible en: http://dx.doi.org/10.1017/S0266464X00002463 Acceso en: 13 de sept de 2017

PASTOR, Alfredo. Entre la luz y la sombra : el proceso creativo del "Santiago" de Yuyachkani. Tesis de Licenciatura. PUCP, Lima. Disponible en: http://tesis.pucp.edu.pe/repositorio/handle/123456789/6939. Acceso en: 08 de enero de 2018.

RUBIO, Miguel. Yuyachkani: Un ejemplo de compromiso y de rigor estético-1990. In: Rubio, M.; Ramos García, L. Notas sobre teatro. Yuyachkani: Lima, 2001.

______. O grande teatro de Paucartambo. Revista Sala Preta, vol. 16, n.1, 2016.

Publicado

2018-05-27

Edição

Seção

Artigos - Seção temática

Como Citar

AUSENTES – PROJETO CÊNICO: UMA EXPERIÊNCIA CÊNICA DO CONFLITO SOCIAL. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 90–107, 2018. DOI: 10.35699/2238-2046.15615. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15615. Acesso em: 19 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

21-28 de 28

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.