Os labirintos ideológicos da criação artística
Uma análise da exposição E o que foi de Cocorí?
Palavras-chave:
Ideologia, Racismo, Marton RobinsonResumo
Neste artigo analisamos a exposição do artista Marton Robinson com o fim de apresentar as relações dialéticas que emergem entre o momento histórico, o artista e sua obra. Destarte, propomos um estudo que aborda a ideologia na representação do negro e o racismo como decorrência desse processo.
Referências
BOLAÑOS, David. El desengaño tico Cocorí. La Nación, San José, 2 nov. 2014. Disponível em: <http://www.nacion.com/ocio/artes/desengano-tico-Cocori_0_1448855137.html> Acesso em: 5 mar. 2015.
CAAMAÑO, Virgina. Cocorí: Una lectura desde la perspectiva de la construcción identitaria costarricense. Káñina, Universidad de Costa Rica, v. 28, p. 27-32, 2004.
CASAÚS, María Elena. El mito impensable del mestizaje en América Central. ¿Una falacia o un deseo frustrado de las élites intelectuales? Anuario de Estudios Centroamericanos, Universidad de Costa Rica, v. 40, p. 77-113, 2014
CASTAÑEDA, Lina. ¿Y qué fue de Cocorí? Texto curatorial. In: EXPOSIÇÃO ¿Y QUÉ FUE DE COCORÍ?, 2014, San José. Fundación TEOR/éTica. Disponível em: <http://www.teoretica.org/front/PT2.php?ref=2/id=348> Acesso em: 5 mar. 2015.
CHÂTELET, François. Ideología y verdad. In: LEFEBVRE, Henry; CHÂTELET, François, Ideología y verdad. Buenos aires: Carlos Pérez, 1968, p. 41-62.
CHINEN, Nobuyoshi. O papel do negro e o negro no papel. Representação e representatividade dos afrodescendentes nos quadrinhos brasileiros. Dissertação de doutorado, Universidade de São Paulo, 2013.
DUNCAN, Quince. Identidades, diversidades y resistencias. Complejo de blancos: la crisis de identidad latinoamericana. In: VII CONGRESO INTERNACIONAL DE ESTUDIOS LATINOAMERICANOS, 2004, Heredia. Universidad Nacional. Disponível em: <http://repositorio.una.ac.cr/bitstream/handle/11056/2872/recurso_96 0.pdf?sequence=1>Acesso em: 3 abr. 2015.
DUNCAN, Quince; MELÉNDEZ, Carlos. El negro en Costa Rica. San José: Editorial Costa Rica, 2005.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.
GUTIÉRREZ, Joaquín. Cocorí. San José: Editorial Legado, 2003.
HARRIS, Violet. Reviewed. The Journal of Negro Education, USA, v. 60, n. 3, p. 492-494, 1991.
MILES, Robert; Brown Malcolm. Racism. New York: Routledge, 2003.
MONDOL, Mijail. Dialogo y marginalidad en Cocorí. Káñina, Universidad de Costa Rica, v. 28, p. 41-46, 2004.
MURILLO, Álvaro. Un libro infantil agita el racismo en Costa Rica. El país, Internacional América Latina, 18 mai. 2015. Disponível em: <http://internacional.elpais.com/internacional/2015/05/18/actualidad/1431980282_802085.html>.
ROBINSON, Marton. ¿Y qué fue de Cocorí?. In: EXPOSIÇÃO ¿Y QUÉ FUE DE COCORÍ?, 2014, San José. Fundación TEOR/éTica. Disponível em: <http://www.teoretica.org/front/PT 2.php?ref=2/id=348/opt=gAF>. Acesso em: 5 mar. 2015.
RISS, Arthur. The Art of Discrimination. ELH, The Johns Hopkins University Press, v. 71, n.1, p. 251-287, 2004.
ROLLINS, Charlemae. Books about negroes for children. ALA Bulletin, USA, v. 53, n. 4, p. 306-308, 1959.
SANTIAGO, Kelvin. “Still Longing for de Old Plantation”: The Visual Parodies and Racial National Imaginary of US Overseas Expansionism, 1898-1903. American Studies International, v. 37, n. 3, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.