O CICLO DESTRUIÇÃO/CRIAÇÃO NO CINEMA
Palavras-chave:
Aura, memória, cinema, fascismo, arte, dano fílmico.Resumo
Poderia o próprio "ciclo de vida" da película cinematográfica libertá-la de condição de objeto “não-aurático”? O status do elemento fílmico se alterou desde que Walter Benjamin escreveu seu célebre ensaio “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”. À partir dos princípios enumerados pelo autor, demonstraremos como o filme pode hoje ser considerado dotado de aura. Essas questões serão aboradas à luz dos contextos políticos do período em que Benjamin produz seu texto, e revistos pela ótica de Pier Paolo Pasolini e George Didi-Huberman, pensadores do cinema e das artes em geral.
Referências
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Editora – São Paulo: brasiliense, 1994.
BUARQUE, Marco Dreer. A experiência com restauração de filmes no brasil. Disponível em: < http://cpdoc.fgv.br/mosaico/?q=artigo/experi%C3%AAncia-com-restaura%C3%A7%C3%A3o-de-filmes-no-brasil>
CHERCHI USAI, Paolo. Burning passions: An introduction to the study of silent cinema. British Film Inst. (BFI), London. 1994.
CHERCHI USAI, Paolo. The Death of Cinema, History, Cultural Memory and the Digital Dark Age, Londres, British Film Institute. 2001.
DAFEN VILLAGE ONLINE. Disponível em: < http://www.dafenvillageonline.com/>Acessado em 20 de novembro de 2013.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
DURAS, Marguerite. O amante. Rio de Janeiro: Cosac-Naify. [s/d].
HEDIGER, Vinzenz. The Original is Always Lost Film History, Copyright Industries and the Problem of Reconstruction, p. 135-149. Cinephilia. [s/d].
HIGHSMITH, Patrícia. Nada é o que parece ser: Contos dispersos de Patricia Highsmith. Editora Arx, 2015.
HOTTE, Georg; et. al. (orgs). Limiares e passagens em Walter Benjamin. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
NAZARIO, Luiz. Todos os corpos de Pasolini. Editora Perspectiva, 2007.
OTTE, George; SEDLMAYER, Sabrina; CORNELSEN, Elcio. Limiares e passagens em Walter Benjamin. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
JANZ, Rolf-Peter. Ausente e presente: Sobre o paradoxo da aura e do vestígio. In: SEDLMAYER, Sabrina; GINZBURG, Jaime (Orgs.). Walter Benjamin: Rastro, aura e história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012, p. 171-189.
LÖWY, Michael. Walter Benjamin – Aviso de Incêndio. São Paulo: Boitempo, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.